terça-feira, 3 de junho de 2025
O meu lugar é aqui
"Il mio posto è qui ", de Cristiano Bortone e Daniela Porto(2024)
Drama italiano lgbtqiap+ e feminista, vencedor de mais de 20 prêmios internacionais, "O meu lugar é aqui" é dirigido por Cristiano Bortone, do excelente "Vermelho é o céu", e co-dirigido e escrito por sua esposa, que escreveu o livro, adaptado por Bortone e Porto.
Nos anos 40, na Itália fascista, em uma região rural, Marta (Ludovica Martino) tem uma gravidez indesejada e é abandonada pelo namorado. Criando seu filho sozinha, ela recebe uma oferta: de se casar com um fazendeiro mais velho. Ela conhece o cerimonialista Lorenzo (Marco Leonardi, de "Cinema Paradiso"), um gay assumido que sofre preconceito da sociedade. Ele enxerga nela tudo o que ele queria poder ter: força de poder lutar por um ideal, ainda jovem. Lorenzo decide ajudar Marta a se empoderar. Ele descobre que ela sonha em ser uma escritora e faz de tudo para ajudá-la. Aos poucos, Marta entende o sue lugar na sociedade, e sua força como mulher, em uma época que antece o início do sufrágio pelo voto feminino.
Para quem viu "Vermelho é o céu", sabe que o diretor gosta de comover sue público com cenas emocionantes que fará o público chorar. O Desfecho certamnete é o momento mais sensível e lacrimogêneo. Marco Leonardi está em seu melhor papel: comedido, repleto de camadas, astuto e carismático.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário