quarta-feira, 11 de junho de 2025
Não amarás
"Krótki film o milosci", de Krzysztof Kieslowski (1988)
Lançado nos Estados Unidos com o título de "A short film about love", "Não amarás" faz parte de um decálogo filmado pelo cineasta polonês Krzysztof Kieslowski, morto em 1996 aos 54 anos. Originalmente, o decálogo era uma série de tv, com cada episódio representando um dos 10 mandamentos. O filme ganhou diversos prêmios, incluindo no Festival de San Sebastian e na Mostra de São Paulo. A trilha sonora é do compositor de quase todos os trabalhos do cineasta, Zbigniew Preisner, e é sublime.
Tomek (Olaf Lubaszenko) é um rapaz de 19 anos, solitário e tímido. Ele trabalha na agência dos correios de Varsóvia. Anti-social, ele não tem amigos. Ele mora em um conjunto habitacional com a mãe de um amigo que serve o exército, uma mulher solitária. Tomek observa pela luneta a vizinha do prédio da frente. Magda (Grazyna Szapolowska) é uma mulher mais velha, e recebe amantes , faz sexo e fica deprimida. Tomek se apaixona por ela. Ele envia cartas para ela, para que ela vá na agência e ele a veja. Ele entrega leite no apartamento dela, até que cria coragem e diz que ama.
Uma bela homenagem à "Janela indiscreta", de Hitchcock, o filme, assim como os outros filmes de Kieslowski, é melancólico e fala sobre a solidão humana e a dificuldade da interação. Atuações soberbas, uma fotografia sombria e uma contemplação sobre o amor doloroso e sofrido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário