quarta-feira, 4 de junho de 2025
Murmúrio da juventude
"Mei li zai chang ge", de Cheng Sheng Lin (1997)
Concorrendo em Cannes na mostra Quinzena dos realizadores de 1997, "Murmúrio da juventude"é um clássico do chamado "Noco cinema taiwanês", um movimento cinematográfico surgido nos anos 80. É um cinema naturalista, que refelete a mudança do comportamento dos personagens diante de um país em avanço para o capitalismo. São filme de narrativas frias, distanciadas e apresentam um momento de transformaçao dos protagonistas de forma bastante minimalista. Desse cinema, surgiram grandes cineastas, como Edward Yang, Hou Shiao Hsen e Tsai Mih Liang.
Em Tapei, a adolescente Mei-li Chen mora com sua enorme família no subúrbio. Sua avó está doente e constantemente diz que irá morrer. Seus pais cobram de Mei Li vivem criticando a jovem. Ela abandona a faculdade quando decsobre que o garoto que els estava a fim, começou a namorar uma garota. Mei Li vai trabalhar como bilheteira em um cinema e lá fica amiga de Mei Li, uma garota com o mesmo nome que o dela. Entre as duas, muitas intimidades reveladas, e a percepção de que algo surge entre elas.
O filme tem um ritmo extremamente lento e muito pouca coisa de fato acontece, É uma narrativa minimalista, mostrando vias mundanas. A descoberta da homossexuaidade é mostrada de forma bem discreta, e bela. Um filme sobre amadurecimento e sobre percepções da vida e do mundo ao redor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário