quinta-feira, 11 de maio de 2023

Sem ursos

"Khers nist", de Jafar Panahi (2022) Prêmio especial do juri no Festival de Veneza 2022, 'Sem ursos" traz novamente o cineasta iraniano como roteirista, realizador e protagonista de uma história que expõe, como em seus últimos filmes, um personagem refém da política de seu país, que o colocou em regime de prisão domiciliar, proibido de sair do país. O filme trabalha com uma narrativa que mescla a ficção e o falso documental. "Sem ursos" traz Jafar Panahi hospedado em uma casa de um vilarejo em uma cidade no limite entre Irà e Turquia. O filme apresenta 3 histórias: a do próprio Jafar, o filme que ele está filmando remotamente na Turquia com um casal, Bakhtiar e Zara, e um triângulo amoroso no vilarejo onde mora, formado por Jacob, Solduz e Gozal. O filme que Jafar está filmando escalou um casal real de iranianos que se exilou na Turquia, após terem sido presos políticios no Irã. O homem busca passaportes falsos para que os dois fujam para a Europa, e toda a trajetória é filmada como um realitty. A outra história é mais complexa: Jafar Panahi pega sua câmera fotográfica e tira fotos dos moradores do vilarejo. Mas alguns moradores acusam dele ter tirado foto de um casal de amantes, Sodulz e Gozal, quando Gozal; estava prometida para Jacob. Para provar a traição, os moradores exigem a foto que Jafar tirou, e o próprio alega que essa foto nunca existiu. Trabalhando com a metáfora de que uma câmera, seja ela de cinema ou fotográfica, intereferm na realidade e mudam o destino dos objetos das lentes, Jafar acaba discutindo a finalidade do olhar da vida real pelos olhos de um cineasta. Com um time de atores impecáveis, que dão conta de cenas de muita emoção e até mesmo humor em planos de longa duração, o filme reforça a potência do cinema de Panahi.

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