domingo, 17 de novembro de 2019
Trabalho de Atriz, trabalho de Ator
"Trabalho de Actriz, trabalho de Actor", de João Canijo (2011)
Documentário obrigatório para Atores que querem entender melhor o processo de descoberta da memória do personagem e vivência emotiva.
Em 2011, o Cineasta português João Canijo lançou o premiadíssimo drama "Sangue do meu sangue", sobre uma família portuguesa que vive em um cortiço na periferia de Lisboa.
Melhor do que esse filme, é o documentário realizado no mesmo ano, "Trabalho de Atriz, trabalho de ator".
O documentário mostra todo o processo de realização do filme "Sangue do meu sangue", desde a concepção do roteiro, construído em conjunto com o elenco de 10 atores, até ensaios e filmagem. Tudo isso aconteceu durante 1 ano de imersão total dos atores e do diretor, que escreveu o roteiro junto dos atores.
O filme é dividido em capítulos, desenvolvidos em ordem cronológica de concepção da obra.
Estágio 1: Desenvolvimento do roteiro: os atores discutem com o Diretor possibilidades para o roteiro, através de situações e sinopse limitada. A importância do entendimento de dramaturgia e psicologia por parte dos atores, e a contribuição artística entre atores e Diretor. Uma atriz diz que foi-se o tempo do Ator chegar e dizer ao Diretor que fará o que for pedido. Hoje, o processo é outro, é coletivo, é de trocas.
Estágio 2 - Investigação do personagem: quem são os personagens que os atores irão vivenciar"o que comem? No que trabalham? A importância da busca da sua história, um processo de pesquisa emocional
Estágio 3 - o Ator em busca da memória e da rotina de seus personagens. Vivenciando o personagem nas locações reais. Laboratórios para melhor entendimento das profissões e do meio que os circunda.
Estágio 4- iInício dos ensaios. Já com a história, roteiro e memórias dos personagens vivenciadas e descobertas, os atores passam a ser os personagens.
Estágio 5 - Realizando a cena final: começando pelos ensaios, pelos improvisos, pela junção da técnica com o improviso, o ensaio nas locações reais e a filmagem com o figurino e a maquiagem. A vivência total.
No último estágio, o filme narra o caso curioso de uma atriz que entrou de última hora para substituir uma das protagonistas e o conflito da atriz: como substituir alguém que vivenciou 1 ano do processo, e entrar em cena em menos de 1 semana mantendo a mesma energia e metodologia que a outra atriz vivenciou?
Ao final do filme, é fato que o processo de realização de um projeto depende muito da química entre atores e diretor, e o quanto eles cedem e o quanto eles desejam se dedicar e se entregar aos personagens. Em uma cena visceral, uma mulher precisa fazer sexo oral implícito em um homem, e é impressionante o quão real parece ser a cena, que envolve humilhação e violência doméstica.
Um filme fundamental para atores, roteiristas e técnicos.
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