sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Doutor Sono

"Doctor Sleep", de Mike Flanagan (2019) 40 anos após o lançamento de "O Iluminado", o próprio Stephen King resolve escrever a continuação do filme clássico dirigido por Stephen King. Agora protagonizado por Danny Torrance (Ewan Macgregor), um homem em seus 45 anos, alcóolatra e trabalhando como enfermeiro noturno em um asilo de idosos. Com o dom de prever as mortes dos idosos, Danny é procurado por Abra, uma menina ameaçada pelo grupo "Nó", liderado por Rose (Rebecca Ferguson). Rose e seus asseclas são uma espécie de vampiros, só que ao invés de sugarem sangue, sugam o "vapor"dos iluminados, algo como uma alma que nutre os integrantes da seita. Rose pressente que Abra é poderosa e poderá alimentá-los por um bom tempo. Para poderem liquidar Rose e seu grupo, Dan e Abra precisam retornar ao local onde Danny começou a sentir seus poderes: o Hotel Overlook. Impressionante como o filme resgata a atmosfera do filme de Kubrick: claro que a trilha sonora antológica de Wendy Carlos e Rachel Elkind ajudam a trazer a nostalgia dos apaixonados pelo filme original. Mas resgatar o Hotel Overlook e os seres que ali habitam é um golpe magistral! Com reconstituição foda do Hotel, sua direção de arte e seus personagens , algo realizado há 2 anos por Spielberg em "Jogador Número 1", que já havia impressionado todo mundo quando construíram Jack Nicholson todo em 3 D. Aqui, escalaram atores para viverem os 3 personagens do filme original. O filme é bastante longo, com 2:40 de duração. O primeiro ato é bem lento, apresentando os 3 protagonistas: Danny, Abra e Rose. Depois os caminhos se cruzam até chegar ao desfecho apoteótico. Sim, é um filme totalmente desnecessário, e nem de longe será clássico como o filme de Kubrick. Mas já que ele existe, posso dizer que é um filme decente. Pena que de certa forma, destruiu o mistério do filme anterior, ao querer dar explicações a tudo o que vimos antes. De positivo, Mike Flanaghan manteve um charme vintage nos efeitos especiais e no figurino, parecendo que estamos diante de um filme dos anos 80.

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