domingo, 7 de julho de 2019
O último negro em São Francisco
"The last black man in San Francisco", de Joe Talbot (2019)
Vencedor dos Prêmios de melhor Direção e de colaboração criativa em Sundance 2019, "O último negro em São Francisco" é uma impressionante estréia na Direção de Joe Talbot, que co-escreveu o roteiro com seu amigo de infância, Jimmie Fails, que também protagoniza o filme, baseando a história em sua própria vivência.
O filme fala sobre identidade da Cultura negra e de gentrificação em São Francisco. Até os anos 40, bairros do centro da cidade tinham como moradores japoneses e negros. Com a 2a guerra mundial, o Governo expulsou ambos para a periferia, assumindo as casas e entregando-as para famílias brancas.
Nos dias de hoje vive Jimmie (Jimmie Fails) em uma dessas periferias. Sua mãe o abandonou, seu pai também. Jimmie trabalha como curador de idosos, e mora em um quarto na casa de seu melhor amigo, Montgomery (Jonathan Majors, excelente), que trabalha como pescador, mas sonha em ser dramaturgo. O pai de Montgomery, Allen (Danny Glover, emocionante) está cego, e ambos passam as noites vendo Tv e o filho narrando os filmes para o pai.
Todos os dias, Jimmie passa em frente a uma mansão vitoriana, e diz a todos que seu avô foi quem a construiu nos anos 40, mas que a perdeu para o Governo. Jimmie quer retomar a casa, mas um casal de brancos de classe média alta mora ali. Um dia, Jimmie descobre que o casal se mudou e que a casa está sob intervenção por problemas de herança. É a deixa para Jimmie se apossar da casa de forma clandestina, trazendo consigo Montgomery.
"O último negro em São Francisco" é um melancólico registro sobre a perda da identidade de várias culturas que acabaram desaparecendo na história da cidade. Um lamento vigoroso e surpreendente, com um roteiro denso e performances arrebatadoras de todo o elenco. A fotografia de Adam Newport-Berra é tão bela, realçando cores e trazendo uma atmosfera quase que de sonho para o sonho. Uma sequência antológica: um senhor negro cantando na rua "San Francisco- Be sure to wear some flowers in your head"de forma tão visceral, que é impossivel nao soltar lágrimas.
Obrigatório.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGosto muito das suas resenhas. Seria muito interessante se você pontuasse os filmes.
ResponderExcluir