quinta-feira, 18 de julho de 2019
"Funny Girl- Uma garota genial"
"Funny girl", de William Wyller (1968)
"Funny girl" é a estréia de 2 Gênios do entretenimento: É o primeiro filme da Diva Barbra Streisand no Cinema, em 1968, e a estréia do mítico Cineasta William Wyller no Musical ( ele já havia dirigido clássicos como "Ben Hur", "Infâmia", "Jezebel", "A princesa e o plebeu").
O filme é baseado no grande sucesso homônimo da Broadway, protagonizado por Barbra Streisand. A história narra a ascenção de Fanny Brice, uma garota judia feia e pobre da periferia de Nova York no início do Século XX e o seu desejo de ser uma grande Estrela de Teatro e do Cinema. Ela quer entrar como Atriz no famoso Teatro Ziegfeld. e com o seu grande talento, ela consegue. Já famosa, ela conhece Nick Arnstein (Omar Shariff, astro egípcio na época, um dos grandes galãs de Hollywood, que já havia realizado "Dr Jivago"e "Lawrence da Arábia"). Ele é um jogador, e ambos se apaixonam. A partir daí, o filme vai ficando bastante parecido com "Nasce uma Estrela": Fanny vai ficando cada vez mais famosa, e Nick se transforma em sua sombra, ficando cada vez mais no ostracismo.
Dramaturgicamente, o filme é bastante ousado para os anos 60: Fanny é independente, pensa em sua carreira, odeia o machismo e é bastante dona de si. Mesmo se apaixonando por Nick, ela entende que seu foco tem que ser a carreira. Os números musicais são luxuosos e um grande acontecimento: "I'm the greatest Star", "Don't rain on my parade", "My Man", e a mais famosa, "People", além da música título, "Funny girl", que concorreu ao Oscar.
Barbra, em sua estréia no cinema, ganhou o Oscar de Melhor Atriz, empatando com Katherine Hepburn.
"Funny Girl" é dos grandes musicais de Hollywood, já realizado em uma época quando o gênero se encontrava em decadência. A cena de 'Don't rain on my parade", com a tomada aérea e Barbra na Balsa, é deslumbrante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário