quinta-feira, 18 de julho de 2019

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

“Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”, de Marcelo Gomes (2019) Toritama é um município que fica no agreste de Pernambuco, a 120 kms da Capital e com 40 mil habitantes. Grande parte de sua população é autônoma e vive da fabricação de jeans que eles produzem em suas próprias casas e garagens, garantindo o sustento da família. O Cineasta Marcelo Gomes, realizador dos ótimos “ Joaquim”, “ Era uma vez eu Veronica” e “ Cinema aspirinas e urubus” realiza um documentário sobre a memória, quase um “ Amarcord” de Fellini. O filme fala sobre afeto, mas também sobre o poder econômico, capitalismo e a felicidade do brasileiro de classe média baixa, que consegue ser feliz com pouco, mesmo que todos desejem ser ricos. Marcelo Gomes lembra de Toritama, cidade que seu pai lhe levava há 40 anos atrás e que era silenciosa. Em tupi guarani significa “ Terra da felicidade”. Esse silêncio não existe mais hoje em dia. As máquinas de costura e de corte funcionam 18 horas por dia, todos os dias, só para do durante o carnaval e festas de fim do ano, quando os moradores resolvem viajar e curtir a vida. No restante do ano, se sacrificam no trabalho em prol de ganhar dinheiro, dentro da lógica do “ quanto mais horas eu trabalhar, mais dinheiro vou ganhar”. O pôster do filme faz uma alusão à escravidão, mas há que se pensar que se pararem de trabalhar ou modernizarem o sistema de produção, muita gente vai ficar desempregada e como alguns depoimentos dizem, a cidade para. O filme reserva imagens belíssimas, e alguns depoimentos são muito divertidos pois apresentam aquele jeito ingênuo de muita gente jogar os problemas para a frente e só pensar no agora. O bloco do filme que mostra as pessoas desesperadas tentando vender seus pertences ( geladeira, tv, etc) para juntar dinheiro e poder viajar no carnaval é muito provocativa e ao mesmo tempo Melancólica. Como as pessoas se contentam com tão pouco! O título se refere a uma música de Chico Buarque, que fecha o filme que concorreu na Mostra Panorama em Berlim 2019.

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