domingo, 28 de dezembro de 2025
Marcas de uma paixão
"Siesta", de Mary Lambert (1987)
Eu me lembro que quando assisti a esse filme na época do lançamento, eu não tinha entendido muito da trama, bastante confusa e complexa. David Lynch ainda não era um cineasta tão conhecido para mim, e revendo hoje, certamente para mim "Marcas de uma paixão" faria um fã de Lynch se orgulhar. O filme é adaprado do romance de Patrice Chaplin, adaptado para o cinema por Patricia Louisianna Knop. O filme é dirigido por Mary Lambert, em sua estréia no cinema. Ela já era uma famosa e premiada diretora de vidoe clipes de famosos, entre eles, os de Madonna "Borderline", "Like a prayer", "La isla bonita" e "Like a virgin", além de Janet Jackson, Eurythmics, Simply red, entre outros. 2 anos depois, ela dirigiria o cult de terror "Cemitério maldito".
Uma referência direta ao filme é o cult B "Carnival of souls". Não dá para falar muito sobre o filme, pois está em um limite para spoilers e esse é o plot twist da narrativa.
A sinopse oficial do filme, que não entrega spoilers: Claire (Ellen Barkin), uma jovem americana, acorda em estado de choque num aeroporto, em Madrid, sem se lembrar de nada do que aconteceu recentemente. À medida que tenta juntar as peças do seu quebra-cabeça, suspeita que possa estar envolvida num assassinato. Flashbacks revelam que ela se envolveu em atividades de risco, como pular de uma rede de segurança para um organizador de eventos chamado Del (Martin Sheen) e ter uma relação com Agostini (Gabriel Byrne), um piloto, namorado de Maria (Isabela Rosellini). Caminhando por Madrid, Claire conhece Nancy (Jode Foster) e Kit (Julian Sands), que a ajudam a tentar desvendar o mistério da perda de memória de Claire.
Revendo o filme, fico pensando no quanto Mary Lambert foi corajosa em fazer um filme absolutamente nada comercial ou popular. Beirando o surreal e o experimental, com uma montagem não linear, é incrível que um elenco de peso tenha se juntado ao projeto.
Gabriel Byrne e Elen Barkin se casaram após as filmagens ( as cenas de s3x0 entre os dois é bem intensa e já dá para sentir uma química ali).
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário