quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
The Thing with Feathers
"The Thing with Feathers", de Dylan Southern (2025)
Em 2023, a roteirista e diretora Daina Oniunas-Pusic lançou o filme "Tuesday-o último abraço", que trazia uma alegoria sobre uma mãe enlutada (Julia Louis-Dreyfus) pela eminente morte de sua filha portadora de câncer terminal. Um pássaro assustador surgia, representando a Morte. "The thing with feathers" é adaptação do romance de Max Porter, "Grief is the Thing with Feathers", publicado em 2015. Ele foi adaptado no teatro com Cyllian Murphy, representado aqui no filme por Benedict Cumberbatch. Ele é um desenhista recém enviuvado, pai de dois filhos pequenos. Tanto ele quanto os filhos não conseguem lidar com a ausência da esposa e mãe. Subitamente, um corvo gigante (na voz de David Thewlis) surge na casa. Ele é antropomórfico: conversa com o pai e as crianças. A sua figura assustadora no início aparenta que algo de ruim irá acontecer. Mas a história lida com simbolismos. Segundo as palavras do diretor, "o filme utiliza a metáfora do corvo para ilustrar o processo caótico e não linear do luto, defendendo a ideia de que é preciso aprender a viver com a perda e a dor como parte da experiência humana, e não como algo a ser simplesmente superado.". O título do filme é uma referência ao poema de Emily Dickinson, "Hope is the thing with feathers"
Drama Familiar e Realidade: A narrativa mistura elementos de drama familiar cru e terror psicológico/realismo mágico. Mostra a dificuldade de realizar tarefas diárias e manter a normalidade para as crianças enquanto se enfrenta uma dor avassaladora, ilustrando como o luto pode distorcer a percepção da realidade.
O filme tem uma atmosfera de terror e pesadelo. Mas é a forma como o filme traz o luto pela morte ao espectador. Benedict está ótimo, e as crianças também. Mas eu sinceramente não me envolvi com a história. Diferente de 'Tuesday", faltou uma associação melhor do realismo e da fantasia do filme. De qualquer forma, a representação do corvo é excelente e muito bem feita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário