quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Patrice the movie
"Patrice the movie", de Ted Passon (2024)
Concorrendo a melhor documentário no Spirit awards, "Patrice the movie"apresenta uma história de amor entre 2 portadores PCD. Patrice, a protagonista, acaba de fazer 50 anos. Ela é uma amada guarda de trânsito no município de Hamilton Towshio, em New Jersey. Ela cresceu com uma deficiência em sua perna direita, o que faz com que ela tenha que usar muleta ocasionalmente. Ela foi pedida em casamento por Garry, um cadeirante com quem ela mantém um relacionamento há anos. Mas pelas leis americanas, caso eles morem juntos, se casem ou se chamem de marido e esposa, eles irao perder todos os benefçiios sociais que recebem até então: remédios gratuitos, van com motorista para as necessidades especaiis, no caso de Garry, moradia, além de assistência médica gratuita. O casal precisa tomar uma decisão cruel: passar o resto da vida juntos ou passar o resto da vida com acesso a cuidados essenciais que ambos não teriam condições de arcar.
Comovente, o filme apresenta Patrice como protagonista. Através de pequenos sketches encenados pela mesma, ela revê a sua vida, desde a sua infância até a juventude, quando ela sofreu bullying na ecsola e sofreu rejeição por parte de sua mãe. Esses sketches são apresentados como sitcom. Garry conta como que seus pais eram contra seu namoro com Patrice, por serem racistas. Após a morte dos pais e de sua irmã, Garry ficou com medo de ficar sozinho e teve que aprender a fazer tudo por conta própria, já que não pode morar com Patrice.
O momento lúdico do filme surge com um dos grandes desejos de Patrice: fazer patinação do gelo em dupla com Patrice. Ela mesmo costurou os seus figurinos e é ali, na pista, onde ela se sente livre e realizada. O desfecho, mostrando uma manifestação pacífica de diversos casais Pcd que não podem se casar, é emocionalmente devastador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário