sábado, 13 de dezembro de 2025

Father

"Otec", de Tereza Nvotová (2025) Um drama devastador, 'Father" foi indicado pela Eslovênia à uma vaga ao OScar internacional 2026. O filme concorreu no Fetsival de Veneza e outros importantes festivais. Co-produzido pela República Tcheca, Eslovênia e Polônia, o filme me fez lembrar do prmeiao=do drama romeno "Pororoca": ambos são filmes sobre a destruição emocional dos pais de uma criança e como lidam com a tragédia. Rodado em diversos planos sequências, a câmera de Adam Suzin lembra muito os filmes de Gaspar Noé e seus planos repletos de malabarismos impressionantes, em especial aqui, na cena do tribunak e na cena final da corrida. Liubliana, capital da Eslovênia, vive um surto de calor intenso. Michal (Milan Ondrík), meia idade, é dono de uma revista. Ele é casado com Zuzka (Dominika Morávková) e possuem uma filha pequena, Dominika. Aos olhos dos outros, um casal feliz e bem sucedido. Zuzka pede para que Michal leve Dominika para a creche por causa de uma reunião que ela precisa estar. Michal leva a filha e depois segue para o trabalho, onde um novo gerente é apresentado para tentar levantar as vendas da empresa, que está em dívidas. O dia está movimentado para Michael, até que ele percebe que esqueceu Dominika no carro. Ao chegar no estacionamento, entra em pânico ao ver que a filha morreu dentro do carro. O filme apresenta a síndrome do bebê esquecido: um fenômeno no qual um dos pais, devido a um lapso de memória, acidentalmente deixa seu filho em um carro quente. Isso acontece cerca de 40 vezes por ano somente nos EUA . Não é um diagnóstico médico formalmente reconhecido, mas há um bom respaldo em neurociência para explicar como e por que isso ocorre. Em resumo: o "piloto automático" do cérebro — nossa memória de hábitos — pode se sobrepor à memória cognitiva sob estresse. Você pensa que deixou o bebê em casa porque seu cérebro sente que já concluiu essa tarefa. Mas você não concluiu. O filme é dividido em 3 atos: pré acidente, pós acidente e meses depois,no dia do julgamento. Espectadores que tenham sensibilidade ao tema de pais que perdem filhos não podem assistir ao filme, correndo o risco de trazer gatilhos emocionais. A performance dos atores é arrebatadora, em especial, Milan Ondrik, que carreg ao filme nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário