segunda-feira, 17 de março de 2025
A woman
"Kong Xiu", de Chao Wang (2022)
Vencedor do prêmio de melhor roteiro em San Sebastian 2022, "A woman" tem no título original em chinês, o nome da protagonista, "Kong Xiu".
O filme, ambicioso, propõe o retrato da praticamente impossível emancipação feminina, na China comunista de Mao Tsé Tung, de 1967 a 1980. Kong Xiu (Shen Si yu), então com 19 anos, é obrigada pela família a se casar e prover filhos. Ao longo de sua vida, Kong Xiu irá se casar duas vezes, ter filhos, se divorciar nos dois casamentos, trabalhar na fábrica textil e nos dias de folga, trabalhar para seus maridos. Ainda assim, ela conseguirá escrever textos que serão celebrados, mesmos endo quase analfabeta e ter pouco estudo.
O filme é uma adaptação do romance autobiográfico da escritora Zhang Xiu Zhen. A atriz Shen Si Yu está excelente no papel, e percoree bem todos os períodos históricos retratados. A direção de arte traz um rigor na reconstituição de época, com fotografia que traz tom épico e intimista. Um forte registro histórico de uma época, com ritmo lento e quase documental.
\
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário