quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Lindinhas

"Mignonnes", de Maïmouna Doucouré (2019_
Vencedor do prêmio de melhor direção em Sundance 2019, a cineasta senegalesa Maïmouna Doucouré, e concorrendo no Festival de Belrin, "Lindinhas" se tornou, junto do holandês "365 dias", os filmes mais polêmicos do catálogo da Netflix. Por um erro de estratégia, toda a campanha de poster e marketing feito para o filme, foi apresentando a sexualização das meninas de 11 anos que estrelam o filme. Mediante uma enxurrada de mensagens cobrando uma atitude, o filme sofreu boicote mesmo antes de estrear. Para quem não viu ou não pensa em assistir, o filme é uma crítica à hipersexualização cada vez mais precoces das crianças, seduzidas por músicas, danças eróticas e a possibilidade de entender que a arma que elas possuem é o próprio corpo. Em 2006, o filme "A pequena Miss Sunshine" já trazia essa denúncia, através de um humor debochado, de eventos que colocam a criança em um papel de adulto erotizado, no concurso da Miss Sunshne.
Amy (Fathia Youssouf), de 11 anos, é uma menina reprimida por cnta da religião muçulmana, do qual sua família faz parte. Todos são imigrantes senegaleses, e moram em um pequeno apartamento em Paris. Amy descobre que seu pai se casou de novo, trazendo tristeza para sua mãe. Inconformada com sua vida cinzenta, Amy conhece Angelica (Médina El Aidi-Azouni), uma menina de sua idade que mora no mesmo prédio, mas totalmente sensualizada. Angelica tem um grupo de dança na escola, junto de outras 3 meninas, todas precoces. Quando Angelica discute com Yasmine, uma das integrantes, Amy imediatamente é convocada para fazer parte do grupo. Mas Amy precisa esconder de sua mãe, para evitar de ser punida. Algumas cenas provocarão repulsa em famílias conservadoras: ao passearem no entorno de uma mata, uma das meninas encontra uma camisinha usada, e a enche, crente que é uma bola de encher. As outras meninas vêem e a agridem, dizendo que ela está com Aids, e lavam a bica dela com sabão. Em outra cena, as meninas se passam por garotas mais velhas e seduzem um rapaz mais velho no chat. O que mais me impressionou no filme, foi a direção de atores da diretora. As meninas, todas muito jovens, simplesmente arrebentam em seus papéis, trabalhando todas as emoções de forma super convincente. As danças, as poses sensuais, a disputa, a raiva, a alegria, tudo é demonstrado com muito naturalismo. O filme choca? Pode chocar, e certamente o fará com determinando tipo de público. Sim, o filme é uma crítica a essa cultura da erotização, mas não deixa de ser curioso o fato das atrizes terem que trabalhar essa sexualização de suas personagens. A cena final, aparentemente moralista, é belíssima

Um comentário:

  1. Muito grave para mim, e que ninguém comenta, é a bigamia, e o sofrimento daquela mulher, e a raiva da menina ao ponto desquerer que seu pai não volte mais: vivemos numa sociedade demasiado hipócrita.

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