segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Maudie- Sua vida e sua Arte

"Maudie", de Aisling Walsh (2016) Delicada biografia da artista plástica Maude Lewis, considerada uma das Artistas populares mais famosas do Canadá. Nascida em 1903, Maud teve artrite reumatóide na sua juventude, o que a impossibilitou de fazer vários movimentos e a ser considerada uma aleijada pela família. Criada pela Tia Ida e pelo seu irmão Charles, ela engravidou durante uma farra em uma boite local. Sua Tia disse que a bebe nasceu deformada e morreu. Maud conhece Everett Lewis, um pescador rude que está `a procura de uma empregada. ele mora em uma pequena casa afastada, e Maud se disponibiliza para exercer a profissão. Em principio Everett renega a presença daquela mulher em sua casa, mas na falta de opções, a contrata. Aos poucos, ele vai permitindo que ela tome conta de sua casa. Maud tem um dom: a pintura. Ela vai ficando famosa, e Everett ganha dinheiro com isso. A fama de sua pintura simples ganha proporções avassaladoras, até chegar no Presidente americano Nixon. Realizado com sentimentalismo, ( o que pode irritar espectadores que não gostam de uma narrativa novelesca), o filme foi dirigido e escrito por mulheres, e tem esse ponto de vista sobre a condição feminina perante uma sociedade machista. Com belíssimas locações e uma fotografia deslumbrante, alternando as estações do ano, o filme conta com performances avassaladoras de Sally Hawkins e de Ethan Hawke. Sally aprendeu a pintar para viver a personagem, e o seu trabalho corporal impressiona e comove. Ethan vive um tipo meio Clint Eastwood, bronco, e faz esse papel muito bem. O filme ganhou vários Prêmios em festivais Internacionais.

17 comentários:

  1. Eu me encantei com a performance da Sally Hawkins pois me fez reportar a situação da mulher em desbravar o mundo através de sua coragem e determinação, aos poucos, com sacrifício e muita inteligência conseguiu conquistar aquele homem rude, expor seus fantásticos dons artísticos e acima de tudo ter tido momentos felizes com o pescador.

    ResponderExcluir
  2. Eu e minha se vimos o filme a adoramos nota 10

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é simplesmente maravilhoso. Eu amei e recomendo, é lindo 😍 de viver.

    ResponderExcluir
  4. O filme é lindo, emociona e desperta o desejo de saber mais e mais sobre a artista e a mulher tão sofrida que, no fim de tudo, se reconhece feliz porque foi amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compartilho do mesmo sentimento. Uma história fascinante.

      Excluir
  5. Lindo. Sensível, emocionante e muito bem representando pelos personagens

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ver e estou chorando até agora. Lindooooo! Que história incrível... Super recomendo

    ResponderExcluir
  7. Eu me emocionei muito também tenho artrite reumatoide não é fácil meu Deus mais vivo com meu emprego de camareira Deus no comando linda História

    ResponderExcluir
  8. Ela morreu no filme? Vi o fim em que o pescador aparece só. Alguém me tira essa dúvida

    ResponderExcluir
  9. Sim ela morreu no fim. Sofria de enfisema pulmonar pois não deixava de fumar. A parte q eu mais gostei foi quando ela chamou seu esposo no leito do hospital e disse que foi amada. Poxa... ela ao reclamava de nada. Perfeita história!

    ResponderExcluir