domingo, 5 de novembro de 2017

A infância de Ivan

"Ivanovo detstvo", de Andrei Tarkovsky (1962) Primeiro longa dirigido pelo Cineasta russo Andrei Tarkovsky, Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme em Veneza 1962. Passei boa parte da minha vida achando que o filme era sobre a infância do Czar russo Ivan, o Terrível, e por isso demorei a assistir. Para minha surpresa, ao assistir, descobri que o filme é baseado em um conto de 1957, escrito por Vladimir Bogomolov e Michail Papava. Ivan é um garoto de 12 anos, cuja família foi assassinada pelos nazistas que começaram a ofensiva para invadir a Russia durante a 2a Guerra Mundial Ivan se alia aos soldados russos e se torna um espião, se infiltrando em front alemão para obter informações e trazer para os russos. Protegido de 3 oficiais, um deles, Coronel Kholin, decide mandar Ivan para uma escola militar, para protege-lo do inevitável embate entre as duas frentes. Mas ivan se nega a abandonar a batalha, absorvida pela sede de vingança. Com uma fotografia impressionante de Vadim Yusov, "A infância de Ivan" se apropria de imagens em preto e branco que oscilam entre o realista e o fantasmagórico. Isso porque o filme é quase todo pelo ponto de vista de Ivan: quando ele se apega `as suas memórias, relatando momentos felizes com sua família, o filme tem um tom luminoso, onírico. Na frente de batalha, adquire tons soturnos, de um grande pesadelo. A performance do jovem ator Nikolay Burlyaev, na época com 15 anos, também impressiona pelo seu vigor e energia. Tarkovsky era famoso em dirigir atores, e exigia deles uma presença cênica imponente, quase que como se estivessem no centro de um palco de teatro. O trabalho de câmera alternando profundidade de foco e movimentos de grua ou panorâmica revelando detalhes do cenário, dos rostos combalidos dos personagens. Os enquadramentos valorizam tudo: locação, cenário, personagens, em perfeita composição, como quadros pintados. A fumaça onipresente, o som da gota d'água constante deixando claro o grande incomodo que o filme quer causar. Tarkovksy não foi o primeiro Diretor do filme, tendo entrado logo após a Mosfilm ter desistido de outros 2 cineastas. Já no primeiro trabalho, Tarkovsky deixou claro a sua marca autoral, que foi se lapidando a cada filme em planos mais longos e com temática mais voltada ao metafísico e ao questionamento religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário