terça-feira, 30 de agosto de 2016
O bosque de Karadima
"El bosque de Karadima", de Matias Lira (2015)
Baseado na história real do Padre chileno Fernando Karadima, que abusou sexualmente de vários rapazes durante mais de 20 anos, entre a década de 80 e os anos 2000. A sua Paróquia, batizada de "O bosque", era um refúgio espiritual para jovens de classe média alta, que o tinham como um Santo. Entre eles, está Tomi, que aos 17 anos, se envolveu sexualmente com o padre, que se aproveitou da carência afetiva do rapaz. 20 anos depois, Tomi, já casado e com filhos, continua sofrendo abusos do Padre, mas enfim, acaba abrindo denúncia contra Fernando, se iniciando aí, uma batalha judicial que dura até os dias de hoje, por conta da Força da Igreja Católica em querer abafar escândalos envolvendo seus párocos.
Impossível assistir ao filme e não se lembrar de "Spotlight" e "O clube", esse também filme chileno, que têm como tema a pedofilia e abuso sexual de padres.
O ator Luis Gnecco está absolutamente incrível no papel do Padre Fernando. Eu fiquei com muita raiva de seu personagem, e isso, muito graças a interpretação inteligente e ousada do ator. é um filme difícil e doloroso de assistir, com ousadas cenas de sexo, e que provavelmente suscitará polêmicas entre católicos e não-católicos.
Para quem espera um bom filme, dirigido com firmeza e com ótimas interpretações, não irá se arrepender, apesar da crueza do tema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A pedofilia na Igreja ganhou destaque, ela é um dos componentes da relação de poder. Tem uma crítica em
ResponderExcluirwww.artigosdecinema.blogspot.com/2016/10/o-bosque-de-karadima.html