segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A infância de um líder

"The childhood of a leader", de Brady Corbet (2015) Livre adaptação do conto de Jean Paul Sartre, "A infância de um líder". O filme narra a infância de Prescott, um menino de 10 anos, filho de um diplomata americano e uma francesa, que se mudam para a França no período pós 1a Guerra mundial, para assinarem um tratado de paz, que viria a se tornar o 'Tratado de Versailles". De uma forma simbólica, assim que Prescott chega na França, passa a se comportar estranho, e a ter uma índole violenta e cruel. Sua mãe ( Berenice Bejo) perde o controle sobre a sua educação, que nem o pai ( Liam Cunningham) consegue administrar. O filme faz uma metáfora sobre a ascenção do fascismo na Europa, através da história de Prescott. Porém, o que mais impressiona o filme, é a divulgação em cima de Robert Pattinsom, que aparece em menos de 5 minutos de filme. Ele interpreta um diplomata amigo do casal, e que no final, terá direito a um misterioso papel duplo como o fascista já adulto. Outro fato muito curioso: o diretor do filme é o jovem ator americano Brady Corbert, que foi um dos algozes da refilmagem de "Funny games", de Michael Haneke. Aqui ele dirigiu, escreveu o roteiro e produziu essa difícil adaptação. A sua escolha em fazer um filme altamente artístico, sem concessões ao grande público, rendeu-lhe vários prêmios, inclusive 2 importantes em Veneza: o de melhor diretor e de melhor primeiro filme em uma mostra paralela. É um filme hermético, arrastado, de planos longos. A trilha sonora incomoda, por se apropriar de uma música que mais parece de filmes de terror, para criar uma atmosfera de constante tensão. A imagem a música não combinam, e provavelmente, o diretor Corbet tinha essa intenção. Não é filme para todos os gostos. Confesso que eu quis desistir do filme em seus primeiros 20 minutos, e assistir ao filme todo foi bem sacrificante.

26 comentários:

  1. Foi uma porcaria de filme, não assistam. Quem assiste a esse filme e diz que ele foi "maravilhoso" quer pagar de gostoso/cult entendedor da 7ª arte. O final ridículo e pseudo-histórico do filme é só a cereja do bolo. NÃO ASSISTAM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psiu, fique quieto! Se não gostou do filme, respeite a opinião dos seus amiguinhos (seu pequeno fascista)!

      Excluir
    2. pronto..o mais novo uso para a panaceia "fascista"... que empregam pra todo mundo com quem não concordamos...quem não gosta do mesmo filme que a gente é...adivinhem

      Excluir
    3. Só faltou você mesmo seguir o seu "conselho" e respeitar a opinião do Guilherme Granato, AK

      Excluir
    4. Só faltou você mesmo seguir o seu "conselho" e respeitar a opinião do Guilherme Granato, AK

      Excluir
    5. pessoal calma, é um filme,não façam uma guerra por tão pouco.

      Excluir
  2. Adorei o filme. A sacada genial do diretor ao conduzir a fotografia ao modo "estupefato" justificou a permanência honrosa da trilha sonora sem que o tema contextual ocasionasse o que costumo chamar em meio ao mundo acadêmico, "holofotoso'. kkkk brincadeira. Assisti somente o trailer e cansei. Mas do trailer, adorei o final.

    ResponderExcluir
  3. Resumindo, o moleque é um mini psicopata e acabou.

    ResponderExcluir
  4. O único "tchã" do filme, é descobrir no final, que o garoto era filho do Charles (o tal amigo da família). Por isso o tratamento renegado recebido pelo dito pai e a indiferença da mãe com o marido. Eu curto filmes com entre linhas. Está longe de ser um filme bom, mas já vi piores.

    ResponderExcluir
  5. Filme meio bosta mesmo!
    Muito mimimi do pequeno psicopata e pouco sobre o tratado de Versalles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo... meio bosta e meio merda... nada que umas palmadas no bum bum do pequeno petista não corrigisse...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme e não gostei. É forçar muito dizer que o menino foi influenciado pelas negociações do tratado de Versalhes. O diretor quis colocar tanta simbologia que se perdeu.

    ResponderExcluir
  8. UMA HISTORIA MASSANTE VERDADE MAS TEM O SEU LADO POSITI,VO O COMO CRIAR UM FILHO E ESTE SER QUE TIPO DE PESSOA

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. você está correto Claudio, tem de sentar e realmente entender o contexto e a justificativa final do Diretor e roteirista, Brady Corbet, um trabalho audacioso que não veio pra agradar. Acredito até que serve pra alertar pessoas mais antenadas e que compreendam que a história deixa mensagens enigmáticas pelo caminho, é assim que temos de aprender a não repetir erros do passado.

      Excluir

  10. concordo com Claudio, o filme traz fatos históricos e demonstra que tanto ditadores fascistas ou até grandes lideres podem ou não se tornar o que já são, independente da criação familiar.

    ResponderExcluir
  11. Não entendi patavinas!À meu ver, o filme não passou a mensagem à que se destinava e sim à de um menino com problemas psicológicos e por sinal o final é uma merda! Não vale à pena assistir esse filme!

    ResponderExcluir
  12. Foi uma mistura de NADA com coisa NENHUMA, prefiro assistir programa da Palmirinha,é bem mais enriquecedor! rs

    ResponderExcluir
  13. Pessoal pode parecer loucura minha, mas veja sobre essa perspectiva. Robert Pattinson, aparentemente pai do garoto, tem olhos castanhos no filme e a criança olhos claros. Sendo a criança (Nova Era - bastardo) que aparece no final. Iniciando o fascismo. Ou seja a Robert Pattinson no final é a própria criança. Fazendo alusão, imagino, ao cabelo do menino que nunca era cortado e no final ele apareceber com a cabeça raspada. É um filme que realmente tem de se prestar atenção a detalhes sutis. Enfatizando um dos catazes do filme em que é o menino num fundo completamente vermelho e uma estrela em seus olhos. Tudo muito subliminar.

    ResponderExcluir
  14. Karmark, seu comentário foi perfeito! Este não é um filme pra um breve entretenimento, é sim para se ater a detalhes e por menores! E com certeza olhando como um todo, o que o filme quer realmente mostrar é que mesmo aquelas pessoas que crescem e se transformam em "líderes" , sejam positiva ou negativamente, já mostram suas perspectivas futuras, suas crises internas e principalmente seus conflitos! Um lar sem amor, limites e atenção já são combustíveis suficientes pra criarem um sociopata futuro!

    ResponderExcluir
  15. O filme é uma bosta, entrou na minha Lista de piores filmes q já vi 😲

    ResponderExcluir
  16. mano o filme é bom é um filme pra poucos não foi feito pra agradar a todos e lotar as salas de cinema é uma obra de arte

    ResponderExcluir