terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Os últimos dias do Mundo
"Os últimos dias do Mundo", de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu (2009)
Os irmãos cineastas Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu adoram histórias sobre personagens que se reinventam. Foi assim em "Viagem aos Pirineus", o filme anterior a esse "Os últimos dias do Mundo", baseado no livro de Dominique Noguez.
O filme narra a saga épica de Robinson (Mathieu Amalric), casado e com filha adolescente, que a 1 ano do mundo acabar, resolve ir com a família a Biarritz. Lá, ele conhece Laetitia, uma mulher estonteante e misteriosa por quem ele se apaixona. Ele se separa de sua esposa e resolve ir atrás de Laetitia, que desaparece. Ele segue então para Espanha, Sul da França, Hong Kong e quando se dá conta, já se passou quase 1 ano e o mundo está prestes a acabar. No caminho, ele conhece várias mulheres com quem se relaciona, incluindo um amigo seu, Theo ( Sergi Lopez), um cantor de ópera que nutre paixão platônica por Theo.
Com belíssima fotografia e locações esplendorosas, o filme mescla vários gêneros e fica até difícil defini-lo: comedia de humor negro, romance, drama, ficção científica. Tudo com um tom altíssimo de erotismo e nudez total de boa parte do elenco. É um filme ousado e criativo, porém tanta liberdade resultou em um filme frio e sem identidade. Uma pena, pois tinha enorme potencial e o orçamento também parece ser bem generoso. Com longos 130 minutos, posso dizer que um corte de 40 minutos faria um bem enorme ao filme. Curioso é que em 2012 o cinema americano lançou "Procura-se um amigo para o fim do mundo", com Steve Carrel e Keira Knightley, que se parece bastante com esse aqui. Claro, erotismo zero e apostando mais na melancolia.
Nota: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário