sábado, 18 de julho de 2020
Jogo de xadrez
"Jogo de xadrez", de Luis Antonio Pereira (2014)
Longa de estréia do ator e curta-metragista Luis Antonio Pereira, que também escreveu o roteiro e teve a atriz Priscila Fantin como produtora associada. Apesar de ser escrito e dirigido por homens, "Jogo de xadrez"é um filme sob a ótica feminina, subjulgadas e massacradas pelo sistema dominado pelos homens que comandam a política e o sistema carcerário, todos contaminados pela corrupção. Outras personagens femininas que entram nesse jogo também foram seduzidas pelo jogo do poder. O filme procura apresentar a podridão que se estabeleceu no Brasil, totalmente viciado em jogos de corrupção e de mentiras para se dar bem.
Mina (Fantim) é uma ex-funcionária da previdência presa por ter participado de um esquema de roubo de dinheiro da previdência. Ela na verdade encobriu o senador Franco (Antonio Calloni), o grande mentor do roubo e que está em liberdade e atuando. Mina é auxiliada por Martona (Luana Xavier), uma presa que lhe dá cobertura. O diretor do presídio, Geraldo (Tuca Andrada) é conivente com o senador e mantém as presas em condições desumanas. Quando uma nova presa chega na casa de detenção, Beth (Carla Marins), Mina encontra nela uma pessoa a mais para ajudá-la a se vingar de quem a colocou ali.
O filme recebeu diversos prêmios e participou de dezenas de festivais. ele é da tradição dos dramas carcerários femininos que fazem grande sucesso em produções B, repletos de porradaria, estupro, e mulheres falando e caminhando igual a homens, sabe-se lá o porquê. Pois aqui, todo o elenco feminino faz uso dessa caricatura da Bad ass girl, do tipo "Mexeu comigo, tá fudido". Todo mundo é mal, não tem único personagem que você se simpatize e torça por ele. A edição é bizarra, a trilha sonora também, entrando músicas estranhas em momentos nada a ver. Mas confesso que foi justamente todo esse conjunto que me seduziu: Me diverti e achei o maior barato. É visível a dificuldade orçamentária que a produção teve, e por isso, du um mega crédito ao filme e ao seu resultado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário