quarta-feira, 8 de julho de 2020
Fantasma
"Phantasm", de Don Coscarelli (1979)
Lançado no Brasil em 1979 com o título de "Noite macabra", "Fantasma" é um dos títulos mais cultuados pelos fãs de terror, se tornando um clássico do gênero, e rendendo 4 continuações, sendo o último lançado em 2016. Realizado de forma independente pelo próprio diretor Don Coscarelli, que escreveu, dirigiu, produziu e editou, o filme celebrizou a figura do vilão The Tall man, personificado pelo ator Angus Crimm, falecido em 216, e das esferas metálicas voadoras que drenam o sangue da vítima.
Quando um amigo morre com o laudo de suicídio, Jody acompanha o velório no cemitério Morningside. O irmão adolescente de Jody, Mike, acompanha tudo à distância, e suspeita que ao invés de enterrar o caixão, o coveiro, The tall man, coloca o caixão para dentro da funerária. Querendo descobrir os segredos dentro da funerária, Mike convence o irmão Jody e seu amigo Reggie, um sorveteiro, a entrarem na funerária.
O filme causou surpresa e estranhamento por inserir elementos de ficção científica à uma trama que mais parecia ser um slasher à la "Sexta feira 13" ou "O massacre da serra elétrica". Uma grande curiosidade é que os assistentes de Tha tall man, os anões, têm a caraterização exatamente igual aos Jawas de 'Star wars", mas segundo o diretor, foram concebidos antes do lançamento do filme de George Lucas.
Realizado com paixão por Coscarelli, o filme é incrível, um exemplo máximo de produção feita por amigos e com amigos, tanto na equipe quanto no elenco. Coscarelli bancou tudo, e o filme foi rodado nos finais de semana, pois na locações de equipamentos, poderiam pagar como sendo uma única diária.
Excelente atmosfera de elementos surrealistas e bizarros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário