sábado, 8 de outubro de 2011

Um método perigoso


" A dangerous method", de David Cronemberg (2011)

Em 1904, o psicanalista Carl Jung conhece a paciente russa Sabrina Spielrein, uma jovem bonita e muito inteligente. Jung é casado e sua mulher está grávida, uma mulher rica da alta sociedade que traz sossego financeiro ao médico. Porém, a fprte personalidade de Sabrina o faz ficar encantado. Jung utiliza métodos de Freud para o tratamento dela. Logo Jung descobre que Sabrina , em sua adolescência, era fascinada pela violência que o pai e irmãos provocavam nela. Seduzido pelo mundo fetichista e sadomasoquista de Sabrina, Jung se relaciona com ela, indo contra a ética profisssional. Freud vem visitá-lo na cidade, e a partir dái, os pensamentos de Jung e Freud tornam-se conflitantes provocando rusgas profisssionais e ruptura na amizade de ambos, ao longo de anos de relacionamento.
Fantástica imersão de Cronemberg no drama histórico, tecnicamente impecável: fotografia, figurino, maquiagem, direção de arte. O trio de atores Mortensen/Fassbender/Knightey estão perfeitos. Knightley no início assusta um pouco pelas caras e bocas, mas logo me acostumei e vi que ali era a personagem, e não a atriz. É um filme com fortes tintas dramáticas, ousado.Pessoalmente entendo muito pouco de psicanálise , igualmente não conheço muita coisa d avida de Freud e Jung. Ouvi varias críticas de conhecidos por essa falta de aprofundamento na história dos dois, mas eu não me incomodei, me rretive ao roteiro e ao que filme quer narrar.

Nota: 9

Um comentário:

  1. jornada-da-alma-2002 - retrata bem melhor a vida excepcional de Sabina Spielrein, assim como sua relação com Jung.
    Como psicóloga antiga e atuante fiquei impressionada com a caricatura horrorosa de uma pessoa em surto, feita pela atriz Keira Knightey. A moça nunca deve ter tido contato com doentes de fato. Este filme de Cronemberg me pareceu falho em muitos sentidos e enfatiza apenas a relação entre os dois grandes médicos.

    ResponderExcluir