sábado, 22 de outubro de 2011

A loucura de Almayer


" La folie Almayer", de Chantal Akerman (2011)

Baseado em livro de Joseph Conrad, mesmo autor de " Coração nas trevas", livro que deu origem a "Apocalypse now", de Coppola.
Kaspar Almayer é um mercador europeu, que vai morar na Malásia com a intenção de enriquecer através da extração de ouro. Porém, o ouro não aparece. Ele se casa com uma nativa, e dessa união surge Nina, a pessoa que ele mais ama nesse mundo, e que fará de tudo para tê-la sempre ao seu lado. Seu irmão tira Nina de suas mãos, e a coloca em um Internato, para que ela possa estudar. Kaspar enlouquece, enquanto Nina sofre no Internato, originalmente para europeus, sendo ela uma mestiça, é mal vista pelos outros.
Drama dirigido pela cultuada e pouco conhecida cineasta Chantal Akerman, tem uma referência óbvia ao cinema de Tarkovsky, seja nos enquadramentos, seja no ritmo, ou na cinematografia. Os planos longos também evocam a poesia do cineasta russo, mas sem o mesmo efeito, causando apenas bocejos.
O filme é longo, e tudo é bastante tedioso. As locações são interessantes, provocando uma sensação de isolamento, e de contraste cultural, lembrando que tanto nesse filme, como em " Coração nas tervas", o que se discute é o homem branco que vai tentando se adaptar a cultura asiática e acaba enlouquecendo.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário