quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios

de Beto Brant e Renato Ciasca (2011)

Cauby (Gustavo Machado) é um fotógrafo que se encontra em Santarém, Pará. Ele mora em uma casa de 5a, e suas fotos retratam mulheres lindas e causas indígenas. Ele namora Lavínia (Camila Pitanga) , uma ex-prostituta que foi retirada das ruas de Copacabana por Ernani, um homem desencantado após a morte de sua esposa. Ernani acaba indo para Santarém para se tornar Pastor, e leva Lavínia com ele. Casam-se. Cauby sofre com os constantes destemperos de Lavínia, mas a paixão entre os dois é avassaladora.
Ótimo drama dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, é um filme forte e ousado. Camila Pitanga e ZéCarlos Machado estão extraordinários. Camila, no discurso de apresentação do filme para o Festival do Rio, comentou que o filme mudou a sua vida. Após ver o filme, fica claro que esse depoimento foi dado com total verdade. Camila se entrega totalmente ao papel. como raras vezes se viu no cinema nacional. Inclusive, em uma cena em especial, ela vomita inesperadamente , do nada.
A fotografia de Lula Araújo é fantástica. Beto e Renato o convidaram após terem visto " Tamboro", o filme-testamento de Sergio Bernardes. Lula recria esse universo do filme, com grande-angular e a imensidão do território registrado. A trilha-sonora também é marcante.
O último plano do filme é comovente. O filme tem uma longa duração, tivesse 15 minutos a menos seria muito melhor. O filme perde um certo ritmo, principalmente na parte do Rio de Janeiro, flash-back.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário