sábado, 25 de janeiro de 2025
O condenado
"The damned", de Thordur Palsson (2024)
Esse filme de terror co-produzido pela Islândia, Reino Unido , Irlanda e Bélgica tem um dos finais mais tristes e desesperançosos que vi recentemente em filme de gênero. Fiquei muito triste polo plot twist nos 5 minutos finais, mas é sobre isso o que o filme fala: o pior da raça humana, o desprezo, a falta de solidariedade, o egoísmo
Ambientado no século XIX, o filme se passa em um vilarejo pesqueiro na costa da Islândia. Em uma região inóspita e isolada, mora uma pequena comunidade de pescadores, liderados por Eva )odessa Young), viúva do ex-líder dos pescadores. Dona de uma embarcação onde os pescadores saem para pescar, Eva procura racionar a comida, que está pouca por conta da péssima temporada de pesca. Quando um veleiro sofre um acidente e afunda nas pedras, Eva e os pescadores ficam em dúvida se salvam os náufragos, pois a comida é pouca para todos, e decidem deixá-los morrer. No dia seguinte, recolhem restos de alimentos e combustível do barco, e encointram uns sobreviventes agarrados às geleiras, mas não os salvam. Estranhos acontecimentos passam a acontecer, e todos acreditam que é uma entidade sobrenatural que veio para se vingar deles.
O filme traz protagonistas absolutamente desprezíveis, com exceção de uns poucos que ainda trazem alguma humanidade mas que são colocados de lado pelos líderes. Deve ter sido muito difícil rodar o filme em uma região tão complexa, mas pode ser que tenham usado muito CGI. O que prejudica o filme para que seduza os fãs de terror, é seu ritmo extremamente lento e contemplativo, e as mortes que são poucos inspiradoras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário