sábado, 25 de janeiro de 2025
A cozinha
"La cocina", de Alonso Ruizpalacios (2024)
Concorrendo na competição oficial do Festival de Berlim 2024, "A cozinha" é um drama co-produzido por México e Estados Unidos. Co-escrito e dirigido pelo cineasta mexicano Alonso Ruizpalacios, o filme é tem uma fotografia e um trabalho de câmera espetaculares, comandado por
Juan Pablo Ramírez. O filme é 90 por cento ambientado dentro de um restaurante em Times square, The Grill. Estela (Anna Diaz) pega metrô e salta em Times Square, para trabalhar no The grill, recomendada pelo colega mexicano Pedro (Raul Briones), que é o cozinheiro de lá. Ambos não possuem documentos legais. Vários personagens surgem ali. Tem Julia (Rooney Mra), uma garçonete envolvida com Pedro e que revela estar grávida dele. Tem o gerente que alega que foram roubados 800 dólares do caixa e acusa os imigrantes não documentados.
O filme acontece todo em um restaurante, filmado em todos os seus ambientes e trazendo um mundo alegórico, um micro cosmo da humaniodade em todas as suas podridões;; misoginia, xenofobia, racismo, luta de classes, aborto, assédio sexual e moral. São muitos os temas e muitos os personagens, parecendo um filme mural nos moldes de Robert Altman. Mas o que mais impressiona mesmo é o trabalho da câmera, em longos planos sequencias percorrendo ambientes. E o desfecho, uma catarse impressionante liderada pelo ator Raul Briones. O filme é longo, 2hrs20, e cansativo, esse é meu único senão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário