segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Aqui
"Here", de Robert Zemeckis (2024)
Adaptação da graphic novel de Richard Macguire, publicada em 2014, "Aqui" é uma ambiciosa e por vezes pretensiosa fábula sobre vida, morte, além de eventos históricos da história da humanidade e da própria história dos Estados Unidos: o princípio de tudo, com os dinossauros, mais adiante, o massacre do povo indigena que habitava nas terras, a guerra civil americana, Thomas Edison, 2a guerra, a crise da economia dos anos 90, a Covid e um futuro ainda por vir. Só que todo esse contexto, visto pelo ponto de vista de terreno, e depois, pela sala da casa que é construída ali. Robert Zemeckis continua chamando a atenção pelas suas inovações tecnológicas, e dessa vez, utilizando a Ai para rejuvenescer e envelhecer Tom Hanks e Robin Wright, casal de atores que já haviam trabalhado com Zemeckis em 'Forrest Gump".
Eu confesso que não estava curtindo o filme na primeira meia hora. Tava tudo muito confuso, fantasioso demais, as histórias se entrecruzando todas muito aleatórias. Mas quando decidem focar mais na família Young, com os pais Al (Paul Bettany), um soldado da 2a guerra, e de sua esposa Rose (Kelly Reilly), o filme ganha em emoção, embalada pela bela trilha de Alan Silvestri e pelos efeitos que vão alterando o fundo do cenário. Depois nasce o filho Richard (Tom Hanks aos 18 até a terceira idade), que apresenta aos pai sua namorada Margareth (Robin Wright), com quem irá se casar e ter uma filha, Virginia.
Através da família, o filme fala sobre abandonar sonhos profissionais, sobre manter uma unidade familiar a todo custo, sobre morte, doenças, alzheimer, derrame, desemprego, crise econômica. São muitos os temas. A montagem confunde muito a apreciação da história. Eu não li os quadrinhos, mas sei que ele divide a página com os quadros que dividem os frames, e Zemeckis faz a mesma coisa. Um filme que no fundo é bastante experimental, tem gente que vai gostar, tem gente que vao odiar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário