domingo, 3 de outubro de 2021

Eu sou Karl


"Je suis Karl", de Christian Schwochow (2020)
Polêmico drama alemão que concorreu no Festival de Berlim, trata de um assunto muito sério que assusta o mundo todo, especialmente a Europa: a ascenção da extrema direita, e no caso, de toda uma geração de jovens insatisfeitos com a abertura das fronteiras para imigrantes islâmicos, pregando a xenofobia, racismo e expulsão dos imigrantes.
Maxi (Luna Wedler) é uma jovem estudante alemã que acabou de vir de Paris, onde foi estudar. Ela é recebida pelo seu pai, Alex, e ao chegarem em casa, recebem uma encomenda para uma vizinha. No entanto, a encomenda explode, e mata a mãe e irmãos de Maxi. Atordoados, pai e filha ficam desnorteados e perseguidos pela imprensa. Maxi conhece Karl (Jannis Niewöhner), um jovem que coordena a Juventude direitista de Berlim. Ela se apaixona pelos ideais dele e também por Karl, decidindo faezr parte da luta contra o islamismo.
Bastante criticado pelas suas idéias de fomentar a xenofobia contra povos islâmicos, o filme lembra bastante um clássico, 'A onda", onde um professor orienta seus alunos a se tornarem membros de um grupo direitista. Apesar dos bons atores, é um filme longo, e fica difícil encontrar um olhar no filme que possa ser defendido, pela sua postura tão racista e violenta contra todos os povos que não sejam brancos e heteros.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário