domingo, 24 de outubro de 2021

Duna


"Dune", de David Lynch (1984)
Entre suas obras-primas "O homem elefante, de 1980, e "Veludo azul", de 1986, David Lynch dirigiu o seu filme maos polêmico e controverso: "Duna", adaptação do calhamaço de Frank Herbert, de 600 páginas e lançado em 1965. O livro já parou na mão de vários cineastas, sendo o mais famoso dele o chileno Alejandro Jodorowsky, que por anos trabalhou na preparação do filme, mas por conta de sua visão megalomaníaca, foi abortado. A versão do produtor irritou David Lynch, que mais tarde, viria a lançar a sua versão. A história de Paul Atreides (Kyle MacLachlan, ator fetiche de Lynch e aqui estreando nos cinemas) nos leva ao ano de 10191, quando o Universo está sob a jurisdição do Imperador Shadam IV (José Ferrer). Cabe a Paul descobrir o seu papel de predestinado, que irá savar o universo das mãos do Imperador e do Barão, que querem controlar a Melange, uma especiaria encontrada no planeta Arakkis, ou Duna, e que traz poderes especiais a quem o consome.
O livro é largamente conhecido por ter influenciado muitos clássicos do cinema, entre eles, 'Star wars". "Game of thrones" também deve muita coisa ao livro. O elenco, estelar, inclui Silvana Mangano, Max Von Sydow, Sting, Virginia Madsen, Sean Young, Patrick Stewart,
Hoje em dia, só é possível assistir ao filme se abstrairmos os efeitos especiais, que são bastante toscos, mas que na época eram surpreendentes. A fotografia e o uso do croma para aplicar efeitos de pós produção não deram um bom resultado, e é possível observar os defeitos técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário