sábado, 23 de outubro de 2021

A ilha de Bergman


"Bergman island ", de Mia Hansen Love (2021)
Em competição oficial no Festival de Cannes 2021, "A ilha de Bergman" foi escrito e dirigido pela cineasta francesa Mia Hansen Love. Para apaixonados pela filmografia do cineasta sueco, e para quem, como eu, sonha em conhecer a Ilha de Faro, é um filme imperdível.
Durante a semana Bergman em Faro, um casal, o cineasta Tony (Tim Roth) e sua esposa,a roteirista Chris (Vicky Krieps) visitam o local, com a esperança de buscarem inspiração para um novo projeto. Em crise, o casal procura disfarçar a frieza do relacionamento fazendo atividades paralelas. Enquanto Tony vai em tours oficiais, com guia, Chris decide conhecer a Ilha e seus populares por conta própria. À medida que vai escrevendo a ideia do novo roteiro, Chris cria um casal de personagens, mais jovens, na sua escrita: Amy (Mia Wasikowska) e Joseph (Anders Danielsen Lie), que se encontram durante o casamento de uma amiga em comum em Faro mas vivem o amor e a crise ao mesmo tempo.
Desenvolvido como metalinguagem, com um filme dentro do filme, o filme instiga mesmo pela curiosidade de se conhecer a Ilha de Faro, mítica por ter sido locação de vária sobras primas de Bergman. Os atores estão bem, a história flui, e no final, é uma história de amor com o cinema como ano de fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário