segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Perfect Blue
"Perfect blue", de Satoshi Kon (1997)
Clássica animação japonesa na lista dos melhores animes de todos os tempos. "Perfect blue" foi baseado em um livro, e desde seu lançamento, em 1997, até os dias de hoje, várias teorias foram criadas para tentar explicar a complexidade desse filme.
Como todos sabem, o cineasta Darren Aranofsky comprou os direitos de uma cena do filme, a da banheira, e a refilmou em "Réquiem para um sonho". Porém, assistindo ao anime, fica impossível dizer que "Cisne negro" não tenha influência do filme. Os temas da múltipla personalidade, da ansiedade e obsessão pela fama, o isolamento e a esquizofrenia caminham juntos com os personagens de Mina e de Nina Sawyers, interpretada por Nathalie Portman.
Mina é uma jovem que faz parte de um trio de cantoras adolescentes denominado CHAM, e que faz sucesso. No entanto, Mina recebe convite para ser atriz e decide abandonar o grupo. Nessa nova empreitada profissional, Mina sofre com a pressão da profissão e a expectativa do publico e da mídia. Aos poucos, pessoas que estão em seu entorno vão sendo assassinadas, e a suspeita recai sobre um fa de Mina quando era do grupo musical, que não aceitou ela ter abandonado a carreira de cantora.
O filme trabalha em varias dimensões, e portanto, tentar interpretar o filme acaba sendo uma tarefa muito pessoal. O que é real, o que é ilusão, acaba sendo a metáfora do mundo da televisão.
O filme é construído em cima dos gêneros do suspense e do terror, da atmosfera claustrofóbica, bem ao gosto de Arranofsky. Cenas de extrema violência e de sensualidade, proibido para menores. A cena do estupro é bastante forte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parece ser muito bom intriga sensualidade e sexo são otimistas misturas! Mais temas eróticos por favor! Fiz um comentário no viver nu documentário também Ótimo blog
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir