domingo, 27 de novembro de 2022
O mundo de Suzie Wong
"The world of Suzie Wong", de Richard Quine (1960)
A partir dos anos 50, Hollywood resolveu apontar as suas lentes para a Ásia, onde poderia explorar o exotismo das regiões, da cltura e das belas e sensuais mulheres. Foi assim em "Sayonara" 1957, com Marlon Brando; "Casa de chá num luar de agosto", 1956, idem com Marlon Brando; "Suplício de uma saudade", 1956, com Willian Holdes e Jennifer Jones fazendo o papel de uma chinesa. Adaptado do livro escrito por Richard Mason e posteriormente adaptado para a Broadway, com Willian Shatner e France Nuyen, "O mundo de Suzie Wong" deu à sua estrela, Nancy Kwan, no papel principal, o Globo de ouro de melhor estreante. Um feito e tanto para um melodrama de roteiro raso, racista, e com um olhar romântico sobre a prostituição. Talvez na época tenha sido um choque mostrar prostitutas como heroínas românticas, e para tal, foi escalado o veterano Willian Holden para dar veracidade ao papel do arquiteto Robert Lomax, que decide largar seu trabalho de escritório e passar um ano em Hong Kong para tentar viver como pintor. Ele vai morar em um cortiço, e logo se depara com as más condições de vida dos chineses pobres que vivem nas periferias. Ele acaba conhecendo Suzie Wong, uma jovem com quem ele esbarrou no barco e que se revela ser uma prostituta. Robert se apaixona por ela, mas Suzie é livre e fica com quem quiser. A jovem inglesa Kay O'Neill (Sylvia Syms), filha d epoderoso banqueiro, se apaixona pro Robert, mas ele só tem olhos para Suzie.
Uma história absolutamente novelesca, que ainda tem um sub-plot do beb6e de Suzie que ela mantém em um barraco de uma favela localizada em ponto perigoso. O filme mostra o exotismo de Hong Kong para estrangeiro, repleto de olhares de Robert para comidas que ele faz cara de nojo, ou achando engraçado a cultura local. O filme vale pela belaa fotografia em technicolor, e por escalar elenco asiático, sem colocar atores a=ocidentais para interpretar papel de chin6es. Os efeitos da encosta desabando são muito bem feitas, ainda mais considerando que foram feitas eme stúdio. As imagens rodadas em Hong Kong mostram um contraste entre o luxo e a extrema pobreza da cidade. O nome Suzie Wong acabou virando, curiosamente aqui no Brasil, nome de caricatas e travestis.
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