domingo, 13 de novembro de 2022
A história do cinema negro nos Eua
"Is that black enough for you", de Elvis Mitchell. Excelente documentário que traz um rico panorama sobre a presença do negro no cinema americano, tanto na frente quanto atrás das câmeras, desde a era do cinema mudo até a explosão do Blackexploitation dos anos 70, a era de ouro da presença dos afro americanos nas telas, e o seu fim, já no final da década, em 1978.
O título do documentário foi tirado da comédia policial de 1970 "Cotton Comes to Harlem", onde os personagens repetem várias vezes a frase "Eu sou preto o suficiente para você?""
Elvis Mitchell é pesquisador, historiador e crítico cultura;. Ele escreveu o filem baseado nas suas impressões sobre a presença do negro nas telas, e também narrando como sua mãe dizia quando ele era criança que não se via representada nas telas dos cinemas, dominada pela presença de brancos. Na spoucas vezes que ela via negros, eram uniformizados, em papéis de empregados, totalmente sem relevância. Elvis traça uma estensa pesquisa sobre os primeiros filmes mudos e o pioneiro Oscar Micheaux , o primeiro grande cineasta afro-americano que foi uma potência criativa independente desde a era do cinema mudo.
A parte mais polêmica é sobre o embate entre Harry Belafonte e Sidney Poitier. Belafonte se recusava a interpretar papéis onde o negro não trazia um discurso de representatividade, e muitos criticavam Poitier chamando=o de negro que os brancos queriam ver nas telas. Mas certamente o momento mais divertido do filme é quando a câmera aponta para o cinema "Blackexploitation": com o surgimento de "Shaft", em 1971, muitos filmes foram feitos com protagonismo negro e voltado para o consumo da comunidade. Os produtores faziam filmes baratos que rendiam fortunas. Segundo a atriz Margareth Avery, o temro foi criado pois "produtores, diretores e roteiristas brancos exploravam a cultura negra para ganhar dinheiro". Grandes atores, atrizes, roteiristas e cineastas surgiram nesse período. Ma sno final dos anos 70 o gênero já estava em decadência, e segundo Elvis, a derrocada final foi com o lançamento de "O mágico inesquecível", protagonizado por Diana Ross, Michael Jackson, Richard Pryor e que foi um verdadeiro desastre comercial.
Produzido, entre outros, por David Fincher e Stevcen Soderbergh, o filme traz importantes e esclarecedores depoimentos dos astros Harry Belafonte, Samuel L. Jackson, Zendaya, Laurence Fishburne, Whoopi Goldberg, Charles Burnett, Suzanne De Passe e Margaret Avery.
"A história do cinema negro nos Eua" é uma viagem obrigatória sobre a própria história do cinema e sobre representatividade. É uma aula de história, e principalmente, de um movimento que foi crescendo ao passar dos anos, lenta e gradualmente, mas que hoje em dia encontrou força com grandes cineastas com0 Spike Lee, Ava Duvernay, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário