terça-feira, 1 de janeiro de 2013
A feiticeira da guerra / Rebelde
"Rebelle / War witch", de Kim Nguyen ( 2012)
Candidato ao Oscar pelo Canadá, "Rebelde"é uma porrada. Vencedor no Festival de Berlin 2012 dos premios de melhor atriz para a novata Rachel Mwanza, na época com 12 anos, e de melhor filme do premio ecumênico. Mwanza interpreta Komona, uma menina de 12 anos,s equestrada por rebeldes de sua vila. Seus pais são assassinados, e ela precisa saber conviver com os guerrilheiros, até se tornar um de seus melhores soldados. Por conta de suas visões, que permitem locaclizar os soldados do exercito, ela é considerada a bruxa do grupo. Um jovem rebelde albino se apaixona por ela, e juntos fogem, sendo perseguidos pelo restante do grupo. Um filme comovente, que choca pela crueldade do cotidiano de um País da África, que arregimenta crianças para poderem se tornar criminosos. O filme é narrado de forma crua, realista, e se permite criar cenas de fantasia, quando Komona imagina os mortos como fantasmas. É um filme tenso, ao mesmo tempo amoroso, quando mostra a relação do casal apaixonado. O elenco é formado todo por não atores, inclusive Mwanza, que foi encontrada pelas ruas. É um trabalho extraordinario da jovem atriz, que com poucos diálogos e com muita força na sua performance dolorida, sensibiliza os espectadores. Não é um filme fácil de se ver:
e violento, lento. Se reserva até a uma cena que lembra "Cidade de Deus", quando o jovem albino corre atrás de uma galinha. A trilha sonora é outro ponto alto do filme, um primor.
Nota: 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nosaa,que filme fantástico! fica na nossa cabeça muito tempo depois de termina-lo.excelente! Adoro ver um filme em outro ambiente,paisagem,locações. Principalmente quando se passa em algun pais africano já que vi poucos filmes do continente.Eu dou 10!!.
ResponderExcluirCara descobri teu blog à pouco tempo e achei maravilhoso! obrigado por existir!! parabéns!!
Obrigado choi!!!!!!! meus comentarios sao bem suscintos hehee
ResponderExcluir