terça-feira, 8 de março de 2011

Gnomeo e Julieta


" Gnomeo and Juliet", de Kelly Asbury (2011)

Animação inspirada livremente em " Romeu e Julieta", de Shakespeare".

Gnomeo e Julieta pertencem a famílias rivais. Ambos moram no jardim de casas vizinhas: Os Montequeo e Os Capuleto. Os vizinhos por si só vivem às turras. Julieta pertence aos vermelhos, e Gnomeo, aos Azuis. Um detalhe: eles são cerâmicas de jardins. Gnomeo é um gnomo, e Julieta uma pastorinha. Quando por uma questão do destino ambos se encaram, a paixão acontece. Daí em diante, eles precisam lutar pelo amor, antes que suas famílias acabem com os dois.
O que esse desenho tem de melhor é a sua trilha sonora, toda inspirada em canções de Elton John (aliás, um dos produtores do filme) e a dublagem, composta por atores renomadíssimos ingleses: James Macvoy empresta sua voz para Gnomeo; Emily Blunt para Julieta; Michael Caine faz o pai de Julieta; Maggie Smith, a mãe de Gnomeo; Jason Statham faz Teobaldo, o vilão dos Vermelhos; e Patrick Stewart dá voz a estátua de Willian Shakespeare.
Por ser um filme infantil, a diretora e roteirista Kelly Asbury preferiu não chocar as crianças e investiu em um happy end. Assim, a saga finalmente ganha uma versão onde todos saem felizes.
Os números musicais são muito semelhantes a " Shreck", mas o filme não tem o humor ácido e ferino do ogro. É um filme simpático, bacana, e só. Não traz nenhuma inovação, a não ser a bizarrice de ter como personagens porcelanas de jardim. A sonoplastia é muito interessante, porquê reproduz o barulho das cerâmicas em movimento. Algumas cenas são divertidas, mas a falta de gags talvez aborreça os pequenos.
Um passatempo para uma tarde de domingo.

Nota: 7

2 comentários:

  1. Uma das coisas que me incomodam muito quando fazem versões infantis de histórias clássicas é que quase sempre mudam aspectos trágicos importantes do final para colocar um happy end forçado. No "Corcunda de Notre Dame" da Disney, por exemplo, Esmeralda não é executada, fica com Phoebus (que no livro não a ama) e o corcunda se revela e é aclamado pelo povo. Ok, é um filme infantil. Mas toda uma geração vai crescer sem ler o livro e mai morrer achando que a história original é assim.

    Nesse sentido, "Gnomeu e Julieta" é honestíssimo. O filme não se vende como uma adaptação, mas como uma história parecida. Em certo momento, Gnomeu conversa com a estátua de Shakespeare, e os dois comparam as diferenças entre suas histórias. O desfecho de Shakespeare está lá (no relato) e o filme está livre pra construir seu próprio final. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. bacana Tide! Boa sacação sua. O filme é simpático, mas sei lá, não achei os personagens cativantes.

    ResponderExcluir