segunda-feira, 7 de março de 2011

Zé Colméia, o Filme 3D


" Yoggi bear, the movie", de Eric Brevig (2011)

Adaptação com atores do famoso desenho animado de Hannah Barbera dos anos 60, o urso Zé Colméia, que fez a alegria de várias gerações de crianças mundo afora.
Utilizando a mesma técnica de " Scooby doo", " Garfield" , " Os Flintstones", e " Alvim e os esquilos", " Zé colméia, o filme" possui os mesmos defeitos dessa mistura inusitada de computação gráfica e atores.
A história é simples, e vai direta ao assunto: o parque Jellystone está passando por dificuldades financeiras. O prefeito local, que é candidato a Governador, deseja lotear o Parque para poder angariar fundos para a sua campanha. Para isso, ele precisa fazer com que o local seja um fracasso retumbante. O que ele não conta é com a dedicação do Guarda Belo, sempre atento aos cuidados com o Parque. A ele, se juntam Zé Colméia, Catatau e uma documentarista, Rachel (Anna Farris, dos filmes de " Todo o mundo em pânico"). Belo e Rachel se apaixonam, mas ambos não sabem lidar com o amor.
Unindo comédia pastelão a mensagens de ambientalismo e romantismo, o filme agrada em cheio a criançada. Porém, aos eternos fãs do urso, fica uma sensação de frustração terrível. Afinal, o filme deve agradas as crianças ou aos marmanjos que foram fãs a décadas atrás? Partindo dessa premissa, fica difícil ter uma resposta. Os fãs esperavam um roteiro mais esperto e menos simplório. Os produtores resolveram apostar nas crianças e o filme ficou assim, bobo toda vida.
A interpretação dos atores é caricata, uma opção do diretor Eric Brevig ( de " A viagem ao centro da terra 3d). Muitas caras e bocas, que com certeza fará a festa dos petizes. Aos adultos, fica a sensação de tristeza por ter mais um personagem querido relegado a uma homenagem frouxa.
De qualquer forma, essa adaptação é superior aos outros filmes citados acima. É mais cuidadosa, e a fotografia é bonita. Os efeitos são bacanas, e o uso do 3D , apesar de repetitivo, é funcional.
A diferença desse filme é que Zé Colméia fala e é ouvido pelos humanos. O que facilita e muito na compreensão da história.
O filme é válido pelo carinho com que os personagens são tratados pelo projeto, apesar de não satisfazer os eternos fãs.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário