terça-feira, 8 de março de 2011

Vida Cigana


" Dom za Vesanje/Time of the gypsies", de Emir Kusturika (1988)

Drama Iuguslavo, participou do Festival de Cannes em 88, de onde saiu com o prêmio de melhor direção.
O filme narra o drama de Perhan, um garoto de 13 anos, que mora em uma vila na Iuguslávia. Ele divide a casa com a sua avó, o seu tio e sua irmã pequena. A Avó sobrevive fazendo trabalhos como curandeira, cuidando de doentes. O tio é um vaggabundo, que passa os dias bebendo e na jogatina. A irmã tem problemas na perna, e sente dores. Perhan possui poderes telecinéticos, e conforme a avó mesma diz, não servem para nada. perhan é apaixonado por uma jovem da vila, Azran, e quer casar com ela. Mas a mãe dela só permitirá o casamento quando Perhan estiver rico. Um dia, Ahmed, um gangster, chega na cidade. Ele promete levar A irmã de Perhan para a Itália e curá-la. Perhan vai junto, e promete a Azran que irá voltar para casar com ela. Porém, o que Perhan nao imaginava é que Ahmed fosse usá-lo como isca para negócios escusos. Ele monta um bando de crianças carentes e faz delas pequenos marginais.
Kusturika faz aqui uma de suas maiores obras-primas. O filme é um épico, e como sempre, ele faz uso de realismo fantástico em tom de fábula farsesca. O elenco é sensacional, as fisionomias são tão cativantes e realistas, parece que você está acompanando a história ao vivo, na locação.
O roteiro é de uma criatividade impressionante. A gente nunca sabe aonde a história vai se caminhando, nada é previsível. A trilha sonora se utiliza de música local, regada a muito acordeão, típica dos filmes de Kusturika.
O filme posssui muitas cenas antológicas: o ritual a beira do rio; a cena da aparição da mãe na viagem do carro, vestida de noiva; o desfecho, sensacional, no trilho do trem.
É incrível como eu nunca havia assistido esse filme até hoje. Ele é de uma sensibilidade ímpar, uma pequena obra-prima, que emociona e encanta com a sua inteligência e sutileza. Alguns efeitos podem ter ficado datados, mas nada que tire a força da história. A versão original do filme tem 270 minutos, eu vi a versão de 136 minutos, distribuída internacionalmente.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário