quinta-feira, 10 de março de 2011

El Bola


" El Bola/Pellet" , de Achero Manãs (2000)

Comovente e sensível drama sobre violência doméstica.
Pablo, conhecido pelos colegas de turma pelo apelido de " el Bola", tem 12 anos. Ele mora em um bairro de classe média baixa de Madri. Em sua escola, ele não tem amigos. em casa, vive sofrendo maus tratos por parte de seu pai, um tipo bruto.
Um dia, aparece um novo aluno, Alfredo. Pablo e Alfredo se tornam amigos. O pai de Alfredo é tatuador e tem um loja de tattoo. Porém, o pai de Pablo não vê com bons olhos esse nova amizade, e proíbe Pablo de visitar Alfredo e família.
Filme espanhol vencedor de 4 prêmios Goya em 2000, incluindo melhor filme e diretor, " El Bola" é um filme brutal, que narra uma bela amizade sendo destruída pelo rancor do pai do menino. As cenas de violência são fortes. O elenco é sensacional, com destaque absoluto para a performance do menino Juan José Ballesta, que interpreta El Bola. Aliás, a semelhança entre esse filme e " Os incompreendidos", de Truffaut, é tremenda. Inclusive a semelhança física entre Juan José e Jean Pierre Leaud, que interpretou o personagem Antonie Doinel, no filme.
É um filme sério, que tem uma mensagem muito boa, sobre violência doméstica, e que deveria ser assistida por pais e em escolas, como fonte de denúncia.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário