terça-feira, 8 de março de 2011

Os infelizes


" De helaasheid der dingen/ The misfortunates" , de Felix Van Groeningen (2009)

Drama com tintas de comédia melancólica, participou do Festival de Cannes em 2009, na Quinzena dos Realizadores.
O filme narra a história de Gunther, menino de 13 anos, que mora em uma cidade ma Bélgica. De família pobre, ele mora com seu pai e 3 tios, além da avó. Tanto o pai quanto os 3 tios são alcóolatras, e passam seus dias bebendo em casa, nos bares, arranjando confusão e pegando mulheres. Inclusive levam as mulheres em casa, transando em tudo quanto é lugar, para desespero da mãe deles, que nada pode fazer para impedir. Gunther observa o cotidiano sem perspectiva alguma de melhora de sua família, e procura refletir se o seu futuro será o mesmo para ele. Seu sonho é se tornar um roteirista, e poder ser alguém na vida. O filme trabalha com 2 narrativas: o presente, que mostra Gunther já adulto, e desesperado, ao achar que a sua vida é tão ruim quanto a de seu pai e tios. Ele tenta ser roteirista, mas os roteiros são rejeitados pelas editoras. Está enamorado de uma garota, que engravida. Ele sente repulsa pelo filho que vai nascer, porquê repete exatamente a sua vida, já que ele também foi gerado por acidente.
O filme é vendido como comédia, mas ele está aquém disso. Pode ser comédia, mas é muito acre-doce. É um drama triste, disfarçado de fanfarronice. Os personagens são trágicos, dignos de piedade, porém bem realistas. Os atores são ótimos, e evitam o estereótipo do bêbado, apesar da caracterização dos tipos beirar a caricatura. A atriz que interpreta a avó de Gunther é excelente, assim como o garoto que interpreta Gunther.
O filme tem cenas memoráveis ( a corrida de bicicleta com todos os homens nús; a lição que o pai dá ao filho pequeno para aprender a andar de bicicleta...), e a direção privilegia o uso de câmera na mão, fazendo quase que um registro documental da vida dessa família bizarra.

Nota: 7

Um comentário:

  1. Ótimas dicas,Hsu!
    Veja como foi o meu Carnaval:
    . O Casamento de Rachel
    . E Sua Mãe Também
    . Entrevista Com Vampiro
    . Montanha Cega (Chinês)
    . A Vida dos Outros
    . Mother
    . Amores Brutos
    . A Partida
    . A Mente que Mente

    Bom Carnaval e um abração do seu amigo,

    Zezito (Comunidade dos Cinéfilos)

    ResponderExcluir