segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Plaza CAtedral


 "Plaza Catedral", de Abner Benaim. Premiado drama panamenho, indicado pelo país à uma vaga ao Oscar 2023 de filme estrangeiro. O filme ganhou comoção mundial por conta do assassinato do seu protagonista, Fernando Xavier de Casta, o menino de 12 anos do filme, morto com tiros meses antes do lançamento do filme. É impossível não associar o filme a "Pixote, a lei do mais fraco", de Hector Babenco, por ter uma história de ficção e de vida real muito semelhantes. Em "Pixote", o ator Fernando Ramos da Silva também foi morto. O filme termina com créditos anunciando que todo dia, crianças e adolescentes morrem na América Latina, vítimas de violência.

Uma mulher angustiada de 42 anos, Alicia (Ilse Salas, atriz mexicana),  traz um passado traumático: seu filho de 6 anos morrer de acidente e ela acabou se separando do marido e da sociedade. Ela trabalha como corretora de imóveis de luxo, e ao retornar para seu condomínio, conhece Chefe (Fernando Xavier), um menino que vive nas ruas de flanelinha, vigiando e lavando carros. Alicia se estressa com o garoto, mas um dia, ela o encontra sangrando na sua escada e passa a cuidar dele. Alicia descobre que o menino faz parte de um esquema de policiais corruptos, e decide combater quem o ameaça.

Um filme vigoroso, com duas ótimas performances e que, infelizmente, acaba tornando a história do ator Fernando exatamente igual ao de seu personagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário