terça-feira, 25 de junho de 2019
Feriado
"Feriado", de Diego Araujo (2014)
Raro drama LGBTQ+ do Equador, baseado nas memórias do Cineasta Diego Araujo, que também escreveu o roteiro.
O Filme acontece no fatídico ano de 1999. Em 8 de março de 1999, foi declarado feriado bancário de 24 horas no Equador, que acabou durando 5 dias. Todas as operações financeiras foram suspensas. Quando acabaram as férias, o Governo anunciou o congelamento das contas. Muitos bancos faliram, e a população se desesperou.
O protagonista do filme é Juan Pablo ( excelente performance de Juan Arregui), um adolescente que passa as férias nos Andes, na mansão de seus tios. Ali, ele tenta se divertir com seus primos, sem sucesso. A família é elitizada, mas Juan não se encaixa nesse universo. Uma noite, Juan é perseguido e acaba sendo salvo por Juano, um motoqueiro de descendência indígena, e fã de Heavy Metal. Juan Pablo acaba ficando amigo de Juano, mas acaba sentindo algo mais do que amizade.
Misturando uma história de coming of age com saída de armário, e acrescentando conotação sócio -política à história, o filme apresenta um contexto histórico de um período conturbado do Equador. Um roteiro bem dirigido pelo cineasta Diego Araujo e bem interpretado pelos 2 atores principais. que encantam com personagens carismáticos. A fotografia noturna é bastante escura, o que prejudica bastante a visão. A cena da cachoeira é bastante homoerótica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário