quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A verdade sobre Marlon Brando

"Listen to me Marlon", de Stevan Riley (2015) Documentário obrigatório a todos os Atores da face da terra, que precisam aprender porquê Marlon Brando foi considerado o maior Ator da história do cinema. O filme concorreu no Festival de Sundance 2015, mas perdeu para "Os irmãos Lobo". A vida de Marlon Brando é narrada pelo próprio: o diretor Stevan Riley decupou mais de 300 horas de áudio gravadas pelo prórpio. Marlon Brando fazia auto-hipnoses e dissertava sobre vários assuntos recorrentes em sua vida: carreira, filhos, vida, morte, proteção das causas sociais e raciais, família, etc. O filme começa com uma imagem em 3D de Marlon Brando, dizendo que hoje em dia por conta da computação gráfica chegará um dia aonde os atores não serão mais necessários. Pois é essa imagem em 3D de Brando que "narra" o filme, trazendo trechos de sua extensa filmografia e de entrevistas e fotos que vão desde a sua infância até o fim da vida. Brando nasceu em 1924 e faleceu em 2004. Sua vida sempre foi bastante tumultuada e desde a infância sofria em casa, com a mãe alcóolica e o pai violento. Mais tarde, adotado pela atriz e professora de um método de interpretação Stella Adler, ele aprendeu que aa vivência e a memória emotiva são peças fundamentais para o seu desenvolvimento como Ator. Esse método, apropriado de Stanislawsky, foi a base de toda a arte de atuação de Brando, contrariando as performances realizadas em Hollywood até então, que segundo as palavras de Brando, eram óbvias e pouco convincentes. O que importava agora, é a verdade das emoções, que devem ser vivenciadas pelo momento. Tudo o que você quiser saber sobre Marlon Brando está no filme, contado por ele mesmo: sua briga com Coppola em " Apocalipse now", o mesmo Coppola que o defendeu no papel de "O poderoso chefão", pois os produtores não o queriam. Brando fala do sucesso e também dos fracassos em sua carreira, e a briga que teve com o diretor de "O grande motim", que ele considerou uma das piores experiências que já teve. Imagens raríssimas e outras famosas como a da india que fez um discurso em seu lugar ao ganhar o Oscar por "O poderoso chefão", quando ele recusou receber o prêmio por conta da imagem que Hollywood fazia da comunidade indigena. No fim da vida, Brando ainda teve que lidar com a tragédia da morte de seus filhos. O filme é muito emocionante, e narrado pelo próprio Brando torna tudo muito especial e comovente. Um grande filme. Nota: 10

4 comentários:

  1. Assisti quase por acaso e achei maravilhoso. Uma aula viva de atuação. Um homem que, ao contrário do que dizem muitas notas a seu respeito, pouco se preocupa com a auto imagem, mas que sabe usá-la como ninguém quando o assunto é proteger-se de uma sociedade hipócrita e destruidora.

    ResponderExcluir
  2. Assisti quase por acaso e achei maravilhoso. Uma aula viva de atuação. Um homem que, ao contrário do que dizem muitas notas a seu respeito, pouco se preocupa com a auto imagem, mas que sabe usá-la como ninguém quando o assunto é proteger-se de uma sociedade hipócrita e destruidora.

    ResponderExcluir