quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Ela disse
"She said", de Maria Schrader (2022)
Adaptação do livro escrito em 2019 pelas duas jornalistas do the New York times, Jodi Kantor e Megan Twohey: "Ela disse: Os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo". Após a publicação do libro, 82 mulheres decidiram incriminar Weistein publicamente, o que resultou em sua prisão em 2020, tendo sido punido com 23 anos de prisão.
Em 5 de outubro de 2017, uma reportagem do New York Times das repórteres Megan Twohey (Carey Mulllighan) e Jodi Kantor (Zoe Kazan) tornou público o que havia sido discutido nas internas por anos: Um dos homens mais poderosos de Hollywood, Harvey Weinstein , que fez filmes que renderam milhões nas bilheterias e recebeu dezenas de indicações ao Oscar e três prêmios de Melhor Filme, era um predador sexual cujos abusos eram encobertos por propinas oferecidas pelo seu estúdio. Mais: um enorme sistema em Hollywood, que envolvia jornais, revistas e outros produtores encobriam os casos de assédio.
Em 2016, Megan Twoney estava à frente de uma matéria sobre acusações de assédio contra o candidato a presidente Dinald Trump. Mas a matéria nao surtiu o efeito esperado: Trump se elegeu, e as mulheres que o incriminaram foram ameaçadas. Twoney ficou deprimida, mas acabou sendo convidada pela editora chefe e pela jornalista Jodi Kantor a escrever uma grande matéria sobre casos de abuso envolvendo o poderoso produtor de cinema Harvey Weisntein. Tudo começou com postagens no Twiteer da atriz Rose Macgowen. Depois, Ashley Judd, e assim se seguiram várias, mas todas diziam que não iria dar em nada, que perderam emprego e que Weistein é poderoso demais. Mas as duas jornalistas decidem ir atrás de pessoas que possam incriminar Weistein, entre eles, ex-assistentes e colaboradores. O excelente elenco também traz Patricia Clarkson e Samantha Morton, todas em performanced admiráveis. Dirigido com garra por Maria Scharder, o filme traz um anarrativa que lembra outros filmes investigativos, como 'Spotlight" e "Todos os homens do presidente". Mas talvez pelo tema ser aind abem recente, a comoção seja bem maior, e o impacto do #metoo de verdade revolucionou o comportamento nas empresas do mundo inteiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário