domingo, 20 de outubro de 2019
Leste Oeste
"Leste Oeste", de Rodrigo Grota (2016)
Premiado no Festival Cine PE 2016 com os troféus de melhor ator (Felipe Kannenberg) e melhor atriz (Simone Iliescu), "Leste Oeste" é o longa de estréia do curta-metragista paranaense premiado Rodrigo Grota. "Leste Oeste" foi rodado em 2 semanas, na cidade de Londrina, no Norte do Paraná, ao custo de apenas 140 mil reais.
Rodrigo Grota ousa em sua estréia ao realizar um drama denso, existencialista, em boa parte silencioso e repleto de tempos esparsos na edição. O filme entrou em circuito reduzido e infelizmente foi pouco visto.
Ezequiel (Kannenberg) é um ex-piloto de kart que abandonou a sua cidade há 15 anos, após uma tragédia que se abateu em sua família: seu irmão mais novo, João, também piloto, morreu em um acidente durante a corrida. A namorada de João na época, Stela (Iliescu), ficou grávida e hoje em dia, seu filho também quer ser piloto. Ezequiel e Stela têm uma paixão platônica mal resolvida. O pai de Ezequiel também deixou de falar com ele, acusando-o de falta de ambição. Ezequiel se encontra em um momento que, ou ele reata as relações com o seu passado, ou vai embora de vez.
Provavelmente, o diretor Rodrigo Grota teve como referência a obra-prima de Win Wenders, "Paris Texas", para estruturar o roteiro de seu filme. A falta de comunicação entre as pessoas outrora amadas, o vazio, o existencialismo sufocante, e finalmente, a corrida como elemento de escape para uma vida afundada em tristeza. Os diálogos do filme acabam sendo redundantes e excessivos por conta da proposta de um filme sobre o desespero emocional. O filme tem um ritmo extremamente lento que muito provável, o torne um projeto para cinéfilos e não para um público mais amplo.
A equipe fez milagre com a parte técnica do filme, que está de parabéns, com um valor de orçamento que mal paga muitos curtas -metragens lançados no País.
Kannenberg e Simone possuem as cenas mais emocionalmente fortes do filme, e destaque vai para uma cena na esta
cão de rádio, com Simone cantando uma música triste à capela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário