terça-feira, 5 de setembro de 2017
Fugindo do amanhã
"Escape from tomorrow", de Randy Moore (2013)
Esse é o famoso filme de guerrilha realizado pelo roteirista e cineasta Randy Moore nas dependências da Disneyworld sem o consentimento do parque temático. Randy Moore filmou tudo `as escondias, usando câmeras domésticas iguais aos dos visitantes da Disney, para não chamara a tenção da segurança. Os atores e equipe liam o roteiro nos Iphones. O que não pode ser filmado no Parque, foi rodado em Croma e aplicado posteriormente (alias, fiaram horríveis essas aplicações em croma, o que na verdade só intensifica o caráter Trash da obra.)
O filme foi exibido em Sundance em 2013, de forma extremamente sigilosa, e acabou sendo anunciado como o maior filme de Guerrilha realizado. A própria Disney decidiu não se pronunciar em relação ao filme, e nem processá-lo.
"Fugindo do amanhã", foi vendido como um filme de terror. Mas está muito longe disso. Zero sustos, zero tensão. E mais: tivesse sido lançado com um curta, teria sido muito mais bem sucedido do que como um longa de 90 minutos. Não existe história que sustente o filme por tanto tempo. O roteiro é bastante confuso e bizarro: Um pai é despedido pelo seu patrão no dia que ele leva esposa e dois filhos para a Disney. Ele resolve não contar nada para a sua esposa. Chegando no parque, ele começa a ter visões aterradoras das atrações, como se todos fossem malévolos.
A direção é tosca, os atores amadores. Talvez a proposta tenha sido essa mesma, ser traz, mas até para ser um traço divertido faltou criatividade. O que realmente tenho que tirar o chapéu, é a forma como o filme foi realizado. O Diretor foi ousado em invadir um dos espaços no mundo mais bem policiados e realizar o seu filme ali, sem pagar direitos nem nada. E mais: incluir temas adultos como prostituição ( as princesas da Disney são na verdade, prostitutas que se oferecem para milionários asiáticos), cientistas malucos ( no subsolo do Epcot Center, existe um laboratório de experimentações) e pior, pedofilia ( meninas são sequestradas e oferecidas como garotas de programa. Com tanta loucura, a Disney acertou em não levantar polemica com o filme e dessa forma, não o promove-lo.
Vale como curiosidade e também, para quem nunca visitou a Disney, pois a câmera acompanha praticamente todos os ambiente do Parque.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário