domingo, 5 de outubro de 2014
Peixes insólitos
"Los insolitos peces gato", de Claudia Sainte-Luce (2013)
Escrito e dirigido pela cineasta mexicana Claudia Sainte-Luce, esse comovente e sensível drama familiar ganhou prêmios em Locarno e em Toronto, de onde saiu com o prêmio da crítica do Fipresci.
O filme narra a história de Claudia (Xinema Ayala), uma funcionária de um supermercado. Solitária, ela passa seus dias em silêncio, sem amigos nem familiares. Quando tem uma crise de apendicite, ela vai parra no hospital e divide o quarto com Martha (Lisa Owen), mãe viúva de 4 filhos. Claudia descobre que Martha é portadora do HIV e está em estágio terminal. Martha convida Claudia a ir para sua casa e lá ela conhece os 4 filhos dela. Aos poucos, Claudia vai se afeiçoando aos filhos de Martha, e se sentindo pela 1a vez dentro de uma familia.
Filmado como um filme de arte, com planos longos e sem movimentos de câmera, "Peixes insólitos" , mesmo usando clichês de personagens com doença terminal, evita carregar no melodrama. A força dos personagens, a lenta transformação de cada um vai conquistando o espectador. O Cinema mexicano, tão ávido por filmes violentos, descansa um pouco e conta uma bela história de superação. Mesmo se utilizando de histórias de pessoas simples que carregam a tragédia e a desgraça em suas costas, o filme mostra pequenos dramas de loosers que sonham em querer algo mais em sua vida. Qualquer semelhança com "A pequena Miss Sunshine" não será mera coincidência. No lugar da kombi amarela, um fusca amarelo.
Elenco sensacional, em um filem pautado mais por silêncios do que por diálogos desnecessários.
Nota: 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário