sábado, 7 de setembro de 2013

Os reis do verão

"The kings of summer", de Jordan Vogt-Roberts (2013) Exibido no Festival de Sundance 2013, esse longa de estréia do jovem cineasta Jordan Vogt-Roberts foi celebrado como um drama sobre o rito de passagem de 3 amigos adolescentes para a fase adulta. As brigas, os ciúmes, o primeiro amor, os conflitos de geração pais e filhos, está tudo aí. O filme é uma espécie de cruzamento de 2 clássicos do cinema independente: "Conta comigo" e "Na natureza selvagem". Do primeiro filme, ele empresta o tema da amizade na fase adolescente, e na busca de aventura. Do segundo, o confronto homem civilizado X Natureza selvagem e hostil, uma metáfora do enfrentamento da vida adulta e eus desafios. O filme narra a história de Joe e Patrick, 2 amigos que não aguentam mais a convivência com seus pais e resolvem construir uma casa na floresta e viver lá. A eles se juntam um jovem esquisito, Biaggio, e juntos, fogem de casa e resolvem se esconder por lá. Porém, a convivência e as diferenças fazem com que todos passem por tranformações que irão mudar suas vidas para sempre. A fotografia, o ponto alto do filme, é um absurdo de linda. Valorizado pelas locações e pela luz, as imagens são realmente estonteantes. A atuação dos 3 garotos também é boa, correta. O roteiro procura sair dos clichês do gênero, mas sem sucesso. Tudo é absolutamente deja-vu, e a gente já sabe tudo o que vai acontecer. Pior: as figuras retratadas dos pais é algo absolutamente intragável: tratados como retardados, infantilizados e sem qualquer traço de verosssimilhança. Essa ridicularização afasta qualquer tipo de senso critico, fazendo o espectador torcer obviamente pelos meninos. Inclusive o cunhado e a irmã de Joe , são retratados d euma forma anhestra. Parece que no filme, apenas os jovens agem como adultos e os adultos, agem como crianças. Aliás a construção da casa em si me pareceu muito forçação de barra. Sério que eles conseguiram construir uma casa completa, incluindo escadas internas, sem que ninguém tenha percebido? E de onde vieram essas habilidades todas? E o dinheiro? A trilha sonora é bacana, com faixas oscilando entre o rock e o hip hop. Uma boa premissa, um filme morno. Nota: 6

4 comentários:

  1. Presta atenção no filme que vc descobre de onde vem o dinheiro! A caracterização dos pais é intencional, como uma caricatura acentuando e destacando o que o diretor quer destacar! Tando os adultos como os adolescentes parecem aprender que "viver dá trabalho", tanto nas convenções da sociedade civilizada, quanto na vida "selvagem". O final é ótimo, certeiro: quando cada carro segue seu caminho, opostos, mas sem mágoas.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimo , muito bem feito , sem grandes produções mas bom , eu tenho 16 anos e me identifico com eles na questão do relacionamento com os pais .É do tipo de filme que a gente não cansa de ver , mesmo sabendo o que vai acontecer .
    O final é bom , ele mostra como evoluimos quando temos que nos cuidar sozinhos e que um amor machuca a cabeça das pessoas e pode destruir amizades ...
    Deixou muitos no chinelo .

    ResponderExcluir
  3. Ficou claro para mim a troca de papeis entre pais e filhos, principalmente quando a barba deles começam a crescer e em certo momento eles demonstram o quanto se parecem com os pais e os pais com eles.
    Como o Micael falou, fica bem claro que seja onde for viver da trabalho e as coisas não acontecem do jeito que a gente quer. O final serviu pra mostrar que apesar de tudo devemos conformar com certas coisas, a vida é assim.
    Não adianta a gente querer fugir dos nossos problemas.No fim ele acabou onde começou, mas agora com um pouco mais de experiencia que deixou marcas(bigode). Bom foi isso que eu consegui captar!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir