quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ardente

"Beoning", de Lee Chang Dong (2018) Drama de suspense sul coreano indicado para uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2019. 'Ardente" é uma intrincada trama que remete aos filmes de mistério de Hitchcock: o que estamos vendo, é real ou não? Com um roteiro instigante, que brinca o tempo todo com a essência do Cinema, que é a arte de contar uma mentira. Lee Chang Dong novamente fala sobre serial killers e literatura, assim como em seu filme de 2000, "Poesia", que venceu o Palma de ouro de roteiro. "Ardente" é um filme que mistura gêneros, e o espectador nunca sabe qual será o próximo passo. Jong Su é um rapaz que trabalha para uma loja fazendo entregas. Nascido numa fazenda, ele saiu de sua cidade, logo após seu pai surtar e agredir um funcionário da prefeitura. Ao fazer uma entrega, ele conhece Hae Mi, uma jovem extrovertida mas igualmente solitária, que trabalha como animadora de produtos de uma loja de rua. Ela diz a Jong Su que o conhece desde criança, e mesmo ele não se lembrado, tornam-se amigos e amantes. Hae Mi faz uma viagem até a África e pede para que Jong Su tome conta de seu gato. Ao retornar de viagem, ela vem acompanhada de Ben ( Steven Young, o Glenn de "The walking dead"). Ben é um jovem milionário,e logo os 3 se tornam amigos. Um dia, Hae Mi desaparece, e Jong Su acredita que ben está por trás de seu sumiço. , e resolve investigar. Com um excelente trabalho dos 3 atores, exalando sensualidade e talento, Lee Chang Dong filma tudo com extrema elegância. O filme o tempo todo engana o espectador, que acha que vai para um caminho óbvio. Muita gente poderá por conta disso, ficar puta com o filme. O desfecho, em aberto, propõe muitas discussões e leituras. O filme é bastante longo, quase 2:30, mas quem chegar até o fim, certamente terá visto um filme muito bem acabado, com fotografia exuberante, e com pelo menos 2 cenas antológicas: a dança sensual de Hae Mi no pôr do sol, e a cena dela fazendo uma mímica comendo uma laranja imaginária. No Festival de Cannes 2018, o filme ganhou o Prêmio Fipresci, concedido pela Crítica ao melhor filme do Festival.

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