sábado, 23 de abril de 2011

O amor chega tarde


" Loves comes lately", de Jan Schutte (2008)

Drama com tintas de humor sarcástico tipicamente judeu, nos moldes de um Woody Allen em seus momentos mais ácidos. Mas o filme propõe uma divagação sobre a limitação do ser humano, perante a inevitável chegada da morte, e a tentativa exasperada de se encontrar o amor, independente de idade ou classe social.
Baseado em 3 contos do Ganhador do Prêmio Nobel, Isaac Bashev Singer, o filme narra a história de Marx Kohn, um escritor de 80 anos, que tem uma amante, que toma conta dele e de seus assuntos pessoais. Marx porém, apesar de sua idade e limitações físicas, mantém uma saudável relação com outras amantes, sejam elas reais ou imaginárias, advindas de seus contos que ele escreve em noites insones.
O ator austríaco Otto Tauzig faz aqui um trabalho fenomenal de composição de personagem, mantendo o humor ferino e a antipatia típica de idosos rabugentos. Mas ele se diferencia de outros de sua idade, por querer manter uma vida afetiva em constante ebulição. O elenco de apoio é outro ponto positivo do filme: Barbara Hershey, Rhea Perlman e outras atrizes conferem realismo e naturalidade nas interpretações.
É um filme bastante melancólico, pois discute vida e morte, solidão, tristeza, perda de entes queridos.
O ritmo do filme é bastante lento, e aparenta ter mais tempo do que ele de fato possui. Algumas belas cenas bem fotografadas, em tons cinzas, mantendo um clima bastante depressivo.
A trilha sonora é boa. De curioso, o fato do filme ser de 2008, e somente agora estar sendo exibido aqui no Brasil.
Foi exibido em Sundance e Toronto, e a Co-produção é Austríaca, germana e americana.

Nota: 7

Um comentário:

  1. Oi Hsu bom domingo pra você. Olha na boa me faz moderador da Cinéfilos e me de carta branca para arrumar aquela comunidade não é possível que voc~e fique feliz em ver aquela zona. Por Favor me de um voto de confiança. valeuu

    ResponderExcluir